Debate - Mídia Alternativa com : Alessandro Buzo e Jéssica Balbino Parte II

2° Parte


Postamos agora a continuação da Entrevista com Alessandro Buzo e Jéssica Balbino, dois grandes nomes do Quinto Elemento do Hip Hop, agradecemos mais uma vez a generosidade destes Escritores que se mostraram muito Humildes .

Debate este que foi idealizado por Felipe Nikito , integrante do nosso coletivo, e apoiado por Sinal.


_____________________________________________________________________
Jéssica Balbino :






---O que você acha do futuro da distribuição física de entretenimento de um modo geral com a evolução tecnológica? e qual as possibilidades abertas tanto para a grande mídia quanto para a alternativa ?


Minha linha de pesquisa na pós-graduação é justamente essa. Nos últimos anos, substituiu-se o físico pelo virtual em todos os sentidos, porém, ainda há os que não tem acesso, os que são saudosistas, conversadores, etc. Nesse caso, as publicações impressas permanecem. Eu gosto das duas, e acho que uma completa a outra. Acho que o ideal seria que ambas trabalhassem juntas.



----As vezes podemos perceber tanto nas ruas quanto nas quebradas, que parte da população não se interessa em ler, não se esforça pra isso ou mesmo tem um certo preconceito em relação a isso? Isso é um tipo de bloqueio sócio-cultural, você vê isso como manobra política, qual sua opinião sobre isso ?

Não entendi direito a pergunta, mas, se for minha opinião sobre a comunicação na periferia, eu vejo como revolução e sou contra o fim. Claro que tudo envolve política e muitas vezes, quem vai receber a informação não está preparado para ela, mas, é preciso começar de alguma forma e se for assim, que seja bom.


----Você acredita que existe uma influencia da grande mídia para que a população seja desinformada, e se por esse motivo por exemplo o rap norte americano mudou tanto, não no quesito de evolução, mas sim a ponto de perder sua raiz poética e de contestação inteligente? e se e isso pode acontecer no Brasil?

Não acredito num complô midiático para emburrecer as pessoas, mas sim, que a politicagem e os interesses por trás de alguns poderosos e donos de veículos de informação pode manipular conteúdos e mascarar o que de fato interessa.
Porém, não acho que o rap brasileiro vá seguir os rumos do norte-americano. Vejo muito protesto por aqui e não creio que vamos perder isso.Percebo uma evolução musical a nível dos norte-americanos, porém, no conteúdo das letras também vejo isso.


---O que você acha da informação pouco divulgada, do que se sai do nordeste e do norte com relação ao hip hop e se ela considera a mídia do rap dominada por Rj e Sp.

O eixo RJ-SP sempre foi predominante no que diz respeito a hip-hop até pela concentração de adeptos e de informações, no entanto, vejo que o interesse por outras regiões, não apenas o norte e o nordeste vem crescendo. Eu mesma já fiz matérias sobre o tema e pretendo continuar fazendo e destacando as regionalidades do rap.
Para 2011, entre os planos estão terminar a pós-graduação que tem como tema central a periferia, a comunicação e o hip-hop, iniciar as pesquisas para um novo livro e continuar vivendo e respirando o hip-hop.

Agradeço pela atenção , É sempre bom somar. Meu blog é http://www.jessicabalbino.blogspot.com/

_________________________________________________________________
Alessandro Buzo:





---Ás vezes podemos perceber tanto nas ruas quanto nas quebradas, que parte da população não se interessa em ler, não se esforça pra isso ou mesmo tem um certo preconceito em relação a isso? Isso é um tipo de bloqueio sócio-cultural, você vê isso como manobra política, qual sua opinião sobre isso ?


Buzo: Acho que falta incentivo, falta o moleque ver o seu pai e a sua mãe lendo, falta livros nas escolas públicas mais de acordo com a idade da criança, com 12 anos ler Dom Casmurro pode afastar, mas começando com outros, lá na frente ele vai chegar no Dom Casmurro.

Falta mais livrarias e bibliotecas, o livro no Brasil é caro e um monte de fatores.....

Claro que quem lucra com isso são os governantes, povo instruído via TV é facilmente manipulado, mas quem lê é outra coisa, tem opinião formada e isso incomoda, por isso continua sempre a mesma coisa.


----Em sua opinião A população brasileira em sua maioria tem gosto pelo conhecimento? pode vir a ter? qual a função da mídia alternativa e da grande mídia nesse contexto de incentivar o conhecimento?


Buzo: A grande mídia ta cagando e andando pra esse assunto, eles querem mais é carnaval, futebol, BBB, A FAZENDA....

A mídia alternativa deve incentivar a galera a conhecer novos autores. Mas eles também mal cobrem os mais conhecidos, o conhecimento é tudo e cada pessoa deve correr atrás do seu e passar aos seus filhos.

----Mesmo que seja amigo de um jornalista que trabalhe com isso, geralmente muitos fazem por amizade, alguns beatmakers fazem beats por amizade , isso atrapalha na profissionalização ? deveria ser pago um valor simbólico pra honrar o trabalho feito?

Buzo: Não quero que ninguém cubra nenhum trabalho meu por ser meu amigo e sim porque o trampo é bom.

-----O que você acha da informação pouco divulgada, do que se sai do nordeste e do norte com relação ao hip hop e se ela considera a mídia do rap dominada por Rj e Sp.

Buzo: A mídia do RAP não tem dinheiro e fica difícil viajar e cobrir outros estados e pessoas desses lugares precisam fazer a informação chegar, cada um fazendo sua parte acho que não existe restrição quanto a localidade de onde se vem um RAP, um livro...........

------O que você acha das criticas de uma parcela do publico a artistas do rap que entram em contato com a grande mídia? Existe uma parcela do publico do rap preconceituosa nesse sentido, e qual o tamanho dela em sua opinião?

Buzo: Essa parcela do público precisa acordar, não estamos nos anos 80, estamos no século XXI, ano de 2011.O nosso povo da periferia vê TV ...então precisamos estar na TV e mostrar coisas positivas e atitude, não adianta ir e pagar comédia, tem que ir e representar.

Muita gente diz: - Eu não vou na mídia.Mas precisa saber se ele alguma vez foi convidado.

Fale dos seus projetos para 2011 , e ao publico que sempre te acompanha e te admira.

Buzo: Pretendo lançar mais 3 livros esse ano.... Do Conto á Poesia. Dia das Crianças na Periferia (infantil) e o Vol 5 da coletânea "Pelas Periferias do Brasil".....Quero dar o melhor ao meu quadro no Manos e Minas da TV Cultura.Quero fazer crescer o " Espaço Suburbano Convicto" no Itaim Pta (extremo leste de SP), minha quebrada. E fazer a Livraria Suburbano do Bixiga um sucesso, um lugar de ponto de encontro dos manos e minas.

Viajar um pouco, conhecer alguns estados que não conheço, ir em outros que ainda não fui e fazer algumas viagens internacionais, a primeira deve ser em junho, quando passo 5 dias na Argentina. Ainda quero concretizar um documentário sobre CRACK e começar a filmar meu proximo filme de ficção.

Só isso..........Quem quiser acompanhar passo a passo, acessa o único BLOG atualizado diariamente no Brasil

http://www.buzo10.blogspot.com


Assessoria de Imprensa: suburbanoconvicto@hotmail.com

COMPARTILHAR:

+1

0 Response to " Debate - Mídia Alternativa com : Alessandro Buzo e Jéssica Balbino Parte II "

Postar um comentário

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores