Marcão Baixada - RJ



Marcus Vinicius, Marcão, ou Marcão Baixada é morador da Baixada Fluminense. Aos 9 anos de idade, começou a estudar guitarra, conheceu a poesia. Influenciado pela poesia romântica, se arriscava a escrever poesias e compor músicas, e participava de festivais de poesia e música em sua escola no Ensino Fundamental.

Aos 13 anos, influenciado pelo basquete convencional e basquete de rua, começou a ir a eventos, assistir e participar de campeonatos e assim conhecer a cultura hip-hop e se encantar com tudo o que via. Influenciado pelo que ouvia começou a escrever suas primeiras letras de rap.
Aos 15, passou a frequentar as reuniões do Salão Afro e Espaço Cultural Coisa D' Negro, em São João de Meriti, onde passou a se interessar mais pela cultura negra e pela diversidade cultural do Brasil. Cantou algumas de suas canções em sua escola e foi convidado para cantar no evento
"Folclorando", realizado pela Cia. Folclórica do Rio de Janeiro, na UFRJ.
Em 2010, com 16 anos, participou de diversos projetos culturais e audiovisuais, como as Caravanas Euclidianas, realizada pela UNIRIO. Passou a integrar o Clube do Livro que é um grupo de alunos e professores do Colégio Estadual Antônio Gonçalves, em São João de Meriti, criado com o objetivo de realizar troca de livros entre si e com os demais alunos do colégio.
Juntamente com o Clube, passou a organizar saraus literários no colégio como ferramenta de incentivo à leitura.
Nesse mesmo período passou a participar da oficina de produção de áudio com o rapper e produtor Léo da XIII, no Pontão de Cultura Preto Ghóez, executado pelo Movimento Enraizados. Encantado com o trabalho do Movimento Enraizados passou a integrar a Rádio Enraizados e participar dos programas. Tambem participou de projetos com a B3H2 Crew, crew de break original de São João de Meriti, onde organizou encontros de break, e se apresentou juntamente com a crew, na Praça do Skate da cidade.
Atualmente, Marcão atua como MC, beatmaker, comunicador, ativista, agitador cultural, locutor da Rádio Enraizados e colunista do Portal Enraizados. Marcão carrega o nome da região em que vive, devido ao amor que tem por ela e por saber que é berço de uma forte cena de produção cultural. Por perambular por diversos municípios, se considera itinerante e ambulante cultural.






Ouça os SOns, Curtam as Ideias :


COMPARTILHAR:

+1

0 Response to " Marcão Baixada - RJ "

Postar um comentário

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores