Texto sobre hip-hop é inserido em livro didático no RS



CULTURA
Texto sobre hip-hop é inserido em livro didático no RS

Contextualização da jornalista e escritora Jéssica Balbino é referência em material didático em todo Estado do Rio Grande do Sul

Provando que hip-hop e educação caminham lado a lado, a Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Sul usou, no livro didático do Programa Estruturante Boa Escola para Todos trechos do livro Hip-Hop – A Cultura Marginal da jornalista e escritora Jéssica Balbino.
O livro-reportagem foi escrito por ela e pela jornalista já falecida Anita Motta em 2006, como Trabalho de Conclusão de Curso para jornalismo, pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista –SP (Unifae).
Lançado em 2009, o material didático que circula em todo Estado do Rio Grande do Sul faz parte do projeto Professor Nota 10 – Lições do Rio Grande.
Para os alunos, na parte musical da cartilha, o hip-hop foi a arte escolhida e, para contextualizar a cultura, a citação da escritora Jéssica Balbino entrou no livro ao lado de poesias do rapper Gabriel, o Pensador.
Para a jornalista, ter o trabalho como parte de um livro didático é dar sentido ao trabalho realizado já há mais de 10 anos com a cultura hip-hop. “Tomei conhecimento do livro por intermédio do King Nino Brown, que é o representante da cultura hip-hop no país e quem me ajudou muito na confecção do livro-reportagem. Fico muito feliz e orgulhosa por ver que toda dedicação empenhada à cultura está se tornando um objeto de educação por meio de outros livros e cartilhas”, frisa.
Ela teve acesso ao livro através do representante da cultura no Brasil, que viajou neste ano para o município de Santo Ângelo, onde ministrou uma palestra e através do arte-educador Fabiano Airon Brombilla dos Santos conheceu o livro que circula em todo Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com ele, é uma vitória ver um texto sobre hip-hop inserido numa cartilha. “O conhecimento e a informação são elementos da cultura hip-hop e um livro didático que traz isso é muito importante para todo movimento”, define.
Ainda segundo Jéssica, é importante que haja essa difusão. “A minha ideia é publicar o livro e, de alguma maneira, levá-lo a escolas, Ongs e unidades educacionais. Acho importante que a informação seja disseminada, tanto que disponibilizo o livro para download”, diz.
Jéssica Balbino é envolvida com a cultura hip-hop há quase 11 anos, publicou em 2010 o livro Traficando Conhecimento, que fala sobre a cultura e a comunicação nas periferias e já participou da coletânea Pelas Periferias do Brasil (2007) e do livro Hip-Hop: De Dentro do Movimento (2011), ambos feitos pelo escritor Alessandro Buzo.
Atualmente, desenvolve atividades ligadas à educação, cultura e o hip-hop, como o projeto Leia, com distribuição de livros nas periferias e o projeto Um Brinde, em parceria com o grupo Inquérito, com a exibição de um videoclipe de combate ao alcoolismo em mais de 170 pontos do Brasil e cinco outros países como Cuba, Guiné Bissau, Portugal, EUA e Inglaterra.
Leia + Em http://www.jessicabalbino.blogspot.com/

Contato: assessoriahiphop@hotmail.com
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to " Texto sobre hip-hop é inserido em livro didático no RS "

Postar um comentário

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores