O que é o Tela Kenti?

O que é o Tela Kenti?

É um projeto contemplado dentro do edital do ProAC nº 15 (Programa de Ação Cultural), de hip hop 2010. Esse edital é realizado anualmente pela Secretária de Cultura do Estado e o Governo do Estado de São Paulo. Sendo assim, o Projeto Tela Kenti vem contemplado à Rio Claro trazer e contribuir com o conhecimento e aprofundamento da cultura hip hop nacional e universal, tendo como foco amostras itinerantes de filmes ligados a cultura hip hop, debate papos com convidados (as) e intervenções artisticas com os segmentos artísticos do hip hop: DJying, MCying, Urban Dance (Locking, Popping e Breaking) e o Graffitiart.
Dentre os artistas urbanos teremos King Nino Brown, Marcio Graffiti-RJ, Dandan, Tano e Kizie. Nas Intervenções Artísticas, seremos honrados e contamos com os seguintes grupos e membros:
DJs: Minduim (Família Funk-se), Rô e Jr (Banca Forte da Sul), Rock Jay (Piracicaba) e Zulu Will Speed (RJ);
MCs: Garnett e Pequenoh (Piracicaba), Sólo, Branco, Dentinho e Kalebi;
Urban Dance: Black White Crew e Suburban Breakers;
Graffitiart: Léo, Medo e Carlão (Limeira).
Segue programação completa abaixo. E que a força suprema nos abençõe sempre!!
Zulu Kamarão.

Dia 13 de Março

Filme: Beat Street (1984)
Um clássico dentro da cultura hip-hop mundial, sendo o primeiro a mostrar todos os elementos em ação (DJ, MC, Breaking e Graffiti), no Brasil foi o marco inicial para que todos soubessem o que realmente era e do que se tratava a cultura hip-hop.

Convidado: Chefe Ministro King Nino Brown
(Zulu Nation Brasil / Casa do Hip Hop Diadema)
Vindo desde a época dos Black Powers na década de 70 e hoje no hip-hop, King Nino Brown é membro da Zulu Nation, no cargo de Rei Zulu. Historiador, pesquisador e colecionador de artigos, panfletos de eventos, discos de vinil e etc....desenvolve um trabalho de levar a palavra dentro de suas palestras, apresentações, debate papos e participações diversas. No caso do Projeto Tela Kenti, a idéia inicial é que King Nino Brown, faça um comparativo e fale do hip hop de ontem e de hoje no Brasil e no mundo!!!

Local: Escola Batista Leme
Endereço: Av. Brasil, nº 182, Vila Alemã
Horário: a partir das 11hs
Dócs: Funk-se I (2005) e Funk-se II (2007)
Funk-se é um documentário realizado em duas etapas e que retrata um pouco da história da música funk e os DJs do Rio de Janeiro e depois em São Paulo, feito em cima de depoimentos de DJs, Produtores, Cantores e envolvidos na cena musical da época, antes mesmo do surgimento da Furacão 2000.

Convidado: Marcio Graffiti
(Anti Cinema / Zulu Nation RJ)
Marcio Graffiti é apaixonado pelas artes e divide sua paixão entre a sétima arte e o hip hop. Em 1985 conheceu o hip hop através de discos de funk music e comerciais de televisão em que tinham como tema o "Breakdance". Nos dias de hoje Marcio Graffiti divide-se entre as atividades de coordenar o Coletivo Anti Cinema e trabalhar como coordenador da ilha de edição da Escola de Cinema Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro. Pesquisa a cultura hip hop, realiza oficinas de áudio visual e graffiti e minstra palestras sobre o cinema pelo Brasil e exterior. Junto com o Marcelo Yuka trabalha com o projeto Companhia Brasileira de Cinema Barato. Marcio Graffiti tem trabalhos reconhecidos em países como Argentina e Paraguay, alem dos convites para multiplicar seus conhecimentos sobre a Sétima Arte em países como Holanda e Inglaterra. No caso do Projeto Tela Kenti, Marcio falará das produções, e uso das mídias dentro do universo hip hop, em especial a televisão.

Local: Escola Oscália
Endereço: Rua 21, nº 3955, Jd. Wenzel
Horário: a partir das 11hs

Dia 08 de Maio


Filme: Profissão MC
Profissão Mc traz a estória de um rapper na periferia que num momento delicado de sua vida, desempregado e com a namorada grávida, recebe duas propostas: uma para entrar no tráfico de drogas e outra para seguir apostando no RAP. Profissão MC é um filme sobre oportunidades, ou falta delas. Este filme não captou um único real para ser produzido e pretende ser exibido em várias comunidades pelo Brasil. Este filme é a estréia de Alessandro Buzo, como Diretor, junto ao experiente Toni Nogueira.

Convidado: DJ Dandan
(Casa do Hip Hop Diadema / Rinha de MC's)
Dandan inicia sua tragetória dentro da cultura hip hop em 1989, dentro dos grupos de discussões para criação das primeiras oficinas de hip hop em Diadema e na seguência se torma um dos oficineiros. Na década de 90 organiza o primeiro evento de hip hop na cidade de Diadema, participa da articulação da marcha "300 anos de Zumbi" para Brasilia, participa da peça de teatro com hip hop, "Se Liga Mano", atuando como DJ e Cantor. Em 97, se destaca na discotecagem realizada na famosa Soweto, ganhando respeito e prestigios pra tocar em outras casas da época. Em 2000 realiza o Hip Hop Festival, no mesmo ano começa a participar das articulações da Casa do Hip Hop de Diadema. Em 2002, foi sócio fundador da Zulu Nation Brasil. Sempre atuando como MC e DJ, tocou em diversos festivais em todo Brasil e também ministra oficinas de discotecagem e hip-hop. Em Rio Claro Dandan fará um debate papo sobre os valores do MC dentro da cultura hip hop e demais assuntos que rodeiam essa temática.

Local: Associação de Moradores do Arco iris
Endereço: Rua 11, nº 15, Bairro Arco Íris
(atrás da Escola José Cardoso)
Horário: a partir das 11hs

Dia 12 de Junho












Dóc: Eu, O Vinil e o Resto do Mundo
O documentário acompanha a trajetória de jovens DJs, moradores da periferia de São Paulo, que participam do maior campeonato de DJs da América Latina, o Hip Hop DJ. São jovens de todos os cantos da cidade que mergulharam no sonho da música e através dela buscam construir suas vidas e suas carreiras.

Convidado: DJ Tano
(Casa do Hip Hop Diadema / Záfrica Brasil)
Dj Tano inicia seu primeiro contato com a discotecagem em 1997 atuando em participações com algumas equipes de baile. No decorrer do ano de 1999 a 2000, concluiu a oficina de discotecagem na Casa do Hip Hop de Diadema e passa a ser multiplicador no mesmo adquirindo experiência profissional para dar aulas de discotecagem em 2001. Pode se considerar um DJ bem sucedido com seu desempenho profissional na sena brasileira. Entre os estilos de musica que ronda sua discotecagem estão o drum’n bass, techno, break beat, ragga morf e black music em geral. Área de atuação: pista de dança, grupo de rap, bandas de funk, jazz, raggae e produção musical. Um dos seus principais destaques como DJ é mixar drum’n bass e ragga morf entre outros estilos musicais, aplicando sua performance que utilizou nos campeonatos de DJs onde foi tri-campeão consecutivo do campeonato brasileiro, HIP HOP DJ de 2003, 2004 e 2005. Atualmente é membro dos grupos Z'Africa Brasil e da Back Spin Crew. Fez participação especial com Zeca Baleiro, Demônios da Garoa, Pardal e Verde Lins, etc. Alem de rodar a Brasil, em 2005 esteve na França e Inglaterra com a discotecagem. No Tela Kenti, Tano falará da tragetória do DJ no universo hip hop, seus beneficios e dificuldades.

Local: Centro Cultural Roberto Palmari
Rua 2, nº 2880, Vila Operária
Horário: a partir das 11hs

Dia 17 de Julho


Filme Panteras Negras (1995)
Oakland, Califórnia, 1967. Huey Newton (Marcus Chong) e Bobby Seale (Courtney B. Vance) são amigos, que formam um novo partido dedicado em proteger os negros das violentas arbitrariedades dos policiais brancos. O Partido dos Panteras Negras de Autodefesa dá almoço grátis para as crianças, educa a comunidade afro-americana em se conscientizar dos seus direitos, faz o que pode para tirar das ruas os traficantes de drogas e enfrenta a polícia de Oakland (que é extremamente racista) quando desrespeita os direitos civis dos negros. O partido faz tudo isto sem transgredir alguma lei. Logo brancos conservadores começam se sentir incomodados e planejam se livrar desta "ameaça", mesmo que tenham de desrespeitar a lei.

Convidada: MC Kizie
(Equipe Palmares / MH2 Rio-Clarense)
Sua história de amor pelo hip hop vem desde o início dos anos 90 onde curtia e trocava informações com os mais velhos que já curtia e conhecia a fundo o hip hop e suas raízes no saudoso Clube José do Patrocínio (Patrô); entre domingueiras, bailes, e shows de rap foi aprendendo a gostar mais do hip hop e a conhecer mais a seu respeito, suas histórias e origens. No final da década de 90, formou o grupo de rap Jaliba, formado por jovens negras. Como conseqüência do conhecimento e do papel do hip hop, começou a ganhar mais espaço na cidade, sendo o Coreto e a lagoa seca do bairro do Cervezão, os grandes palcos difusores da cultura hip hop no município. Em 2001 freqüentou as oficinas na Casa do Hip Hop de Diadema, ministradas por Thaíde, Marcelinho Back Spin, Nelson Triunfo, Tota e DJ Dri, alem das historias e conhecimentos repassados por King Nino Brown. Hoje, Kizie atua no hip hop não mais como MC diretamente, mas sim, como militante hip hopper e da comunidade negra em Rio Claro e Região, tendo mais peso dentro do Fórum de Hip Hop do Interior Paulista (desde 2002). Entendendo que o hip hop é um braço forte do movimento negro tem suas raízes com o movimento negro local e inicia a militância na Equipe Palmares – Rio Claro (organização de mulheres negras rioclarenses). Atualmente trabalha como Assessora de Integração Racial em Rio Claro, procurando sempre desenvolver ações conjuntas entre comunidade negra, hip hop e demais ações. No caso do Tela Kenti, Kizie vem colaborar no debate papo falando da importância da comunidade negra dentro da cultura hip hop.

Local: Complexo Educacional Jd Novo I
Avenida Marginal entre Ruas 6 e 8 - Jardim Novo I
Horário: a partir das 11hs










Projeto realizado com o apoio do Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Programa de Ação Cultural 2010


Matéria postada por: @danimarastreet
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to " O que é o Tela Kenti? "

Postar um comentário

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores