Um dos mais notáveis representante das musicas com conteúdo poético da mpb contemporanea. E também um dos artistas mais versateis que conta com um histórico de participações de "Zeca Pagodinho" (Samba) a Faces do Suburbio (Rap). Sua versatalidade também se encontra em suas canções como se pode ver em "Heavy Metal do Senhor" por exemplo. Um legitimo manifestante da musica popular brasileira que merece seu lugar no nosso #acervodamusicaindependentebrasileira e na historia da arte do nosso país.
BIOGRAFIA
Zeca Baleiro, nome artístico de José Ribamar Coelho Santos, (Arari, Maranhão, 11 de abril de 1966) é um cantor, compositor e músico brasileiro de MPB. Transferiu-se para São Paulo onde lançou sua carreira.
Zeca Baleiro canta, toca violão e já teve suas composições interpretadas por Simone, Gal Costa, Vange Milliet, Adriana Maciel, Luíza Possi, Rita Ribeiro, Renato Braz, Charlie Brown Jr, O Rappa e Babado Novo. Zeca começou sua carreira compondo melodias e músicas para peças infantis de teatro, onde se destacou pela qualidade de suas letras. Foi morar em São Paulo, onde dividia um apartamento com seu parceiro musical Chico César.
Apesar de sua carreira musical já existir 12 anos antes de gravar seu primeiro disco em 1997, seu salto para a fama foi em sua participação no Acústico MTV de Gal Costa com a canção "A Flor da Pele", no qual alcançou projeção nacional. Nos anos seguintes gravou mais cinco discos com participação de outros cantores do Brasil, muitos dos quais são seus parceiro em composições como: Chico César, Rita Ribeiro, Lobão, O Teatro Mágico, Arnaldo Antunes, Zé Geraldo, Paulinho Moska, Lenine, Fagner, Zeca Pagodinho e Zé Ramalho. Sua música deriva de muitos ritmos tradicionais brasileiros: samba, pagode, baião com elementos do rock, pop e música eletrônica com um modo muito particular de tocar violão. Suas letras contém, de forma inteligente, humor e poesia.
Acervo
Musicas Soltas
Albuns completos:
- (1997) - Por Onde Andará Stephen Fry
- (1999) - Vô Imbolá
- (2001) - Líricas
- (2002) - PetShopMundoCão
- (2003) - Daqui Pra Lá, de Lá Pra Cá
- (2003) - Perfil
- (2007) - Lado Z
por Felipe Nikito
firme cabra, uma otima iniciativa , eu respeito o zeca baleiro e seus trabalhos .
ResponderExcluirque todos os irmãos que nao conhecem , passem a conhecer e ouvir a boa musica brasileira.