Rapadura na MTV

por Guilherme Ribeiro

Quem disse que rap é propriedade exclusiva dos guetos do Brooklin? Não só pela descendência familiar da maioria dos grandes nomes do rap paulistano como Criolo e Emicida, o Nordeste também tem muita coisa boa sendo composta, produzida e divulgada por suas próprias pernas, sem pitacos e adaptações dos grandes centros do Sudeste. Prova disso é o brasileiríssimo rap do RAPadura Xique-Chico, a indicação da MTV para esta 'Segunda de Primeira'.
Você deve se lembrar daqueles programas de tarde de domingo que colocavam um rapper e um repentista, frente à frente, pra ver quem se saia melhor na improvisação. Mas já pensou no que daria a mistura entre os dois gêneros de freestyle? O RAPentismo? É exatamente essa a proposta do cearense Francisco Igor Almeida do Santos, um canto falado que carrega toda a identidade cultural das regiões Norte e Nordeste do país.
Ouça 'Maracatu de Cá pra Lá':


Para além da sonoridade, que expressa algumas influências claras da zabumba, sanfona e baião de Luiz Gonzaga, o disco 'FITAEMBOLADA do Engenho', lançado em formato de fita no final de 2010, é carregado de críticas sociais e de retratos da realidade nordestina que saem do latifúndio, passam pela mulher rendeira, e vão até os processos de urbanização que atingem a região.
No clipe de 'Norte Nordeste Me Veste', o último do rapper, a temática das letras fica bem evidente. Se ligue:



Para mais músicas e informações, acesse o site oficial do RAPadura. E já fica aqui o aviso de que na próxima segunda-feira tem mais um novo nome da música no 'Segunda de Primeira', quadro da MTV Brasil que mostra bons músicos nacionais ou internacionais que ainda não bombaram por aí.
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to " Rapadura na MTV "

Postar um comentário

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores