Os
realizadores podem se inscrever até o dia 30 de abril. Neste ano, a temática
envolve trabalhos que explorem novas formas de interface e interatividade.
Desde sua última realização, em 2011, o FAD passou a definir um tema específico para cada edição. Sendo assim, o tema escolhido para este ano é Interfaces Relacionais. O festival busca artistas que estejam criando novas formas de interface e interatividade, passando ou não por um computador. Os trabalhos que estiverem dentro dessa temática terão prioridade na seleção, porém também serão aceitas obras que estejam ligadas a outras áreas da arte e tecnologia. Os artistas selecionados terão suas obras expostas durante todo o mês de setembro no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte. As performances, oficinas, workshops e palestras, que também passam por seleção via edital, serão realizadas neste mesmo período.
A
sexta edição do FAD é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
(Ministério da Cultura/Governo Federal), Lei Estadual de Incentivo à Cultura
(Secretaria do Estado da Cultura de Minas Gerais) e da Lei Municipal de
Incentivo à Cultura (Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte).
_Edital
Desde
5 de março, o FAD recebe inscrições de artistas do mundo inteiro que queiram
apresentar seus trabalhos (ou ministrar oficinas e workshops) no Festival. Os
interessados deverão acessar www.festivaldeartedigital.com.br, ler o edital e
preencher o formulário digital. A inscrição, que será aceita somente através do
site, é gratuita.
_Áreas
As
propostas enviadas ao Edital do FAD devem estar incluídas em uma das quatro
áreas de atuação do Festival:
.
FAD Performance A/V (shows audiovisuais)
Engloba
projetos dedicados a apresentações artísticas unicamente autorais, ao vivo, e
que utilizem áudio e imagens de forma sincronizada. Os trabalhos podem ser
apresentados por artistas solo, duplas, grupos e/ou bandas audiovisuais entre
outros.
. FAD Galeria (instalações audiovisuais interativas)
Trabalhos
que desenvolvam conteúdo artístico e que promovam interação com o público. O conceito
e técnica são livres, mas preferencialmente devem acompanhar o tema da edição,
conforme disposto acima.
. FAD Laboratório (oficinas,
workshops)
Oficinas
e workshops de pequena duração, com temática livre. A ideia é capacitar o
público para utilização de novas ferramentas de áudio e vídeo, criação de
trabalhos de interação como software livres, apps (aplicativos), entre
outros, para uso profissional ou não.
. FAD Simpósio (palestras e
ensaios)
São considerados o envio de
propostas para palestras, apresentação de estudos e ensaios científicos
conceituais que abordem alguma relação com o “fazer artístico”, podendo ser do
aspecto teórico até a apresentação de técnicas. O tema é livre.
_FAD
Em
um cenário em que o uso de novas ferramentas e tecnologias influencia a busca,
a pesquisa e a experimentação de novas linguagens artísticas, o FAD desponta
como um espaço de troca e apresentação de produções, nesse campo, de artistas
do Brasil e do mundo. Realizado desde 2007, em Belo Horizonte (MG), o FAD é um
festival de arte em mídias digitais que tem o objetivo de descobrir e apresentar
ao público conteúdos artísticos desenvolvidos ou processados, em alguma de suas
etapas, por meio da utilização de computadores, softwares, hardwares,
celulares, filmadoras, câmeras digitais, dispositivos eletrônicos e/ou
digitais. Fugindo do lugar comum onde se encontra a maioria das mostras e
festivais do gênero, o FAD inova ao dialogar com as manifestações da chamada
arte pós-contemporânea. Dessa forma, o Festival, que oferece uma programação
gratuita, apoia e contribui para a produção, a realização e a consolidação da
arte digital no país.
_Serviço
EDITAL 2012 – 6º FESTIVAL DE ARTES
DIGITAIS – FAD
Período:
5 de março a 30 de abril
Inscrições gratuitas no www.festivaldeartedigital.com.br
Formspring (perguntas e
respostas): http://www.formspring.me/festivalfad
Acesso a conteúdo exclusivo sobre o FAD nas redes
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Conceição Cruz )) 31 9750 0161
Cristiana Brandão )) 11 6367 7071
Assessoria de Imprensa e Produção de Conteúdo
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