EMblema Entrevista: Lethal Kalongi[VMG] (GOIAS)

Polemico, irreverente, e junto com uns maluco mil grau formão uma das frentes de arte independente mais originais do Brasil, senão a mais, a VMG "O Hospício do Rap" , veterano com mais de anos  fundador do grupo Testemunha Ocular(fundado em 1994) o pioneiro de Goiânia.
Há tempos não só eu mas muitos fãs e adeptos do Hip Hop, tem notado a evolução do Rap goiano. Desde a Vmg a outros grupos e artistas, como Gigante e Eko por exemplo. Bem, temos a honrra de entrevistar uma das figuras mais únicas do Hip Hop, não só goiano, mas brasileiro. 
Seu porno-rap, seu ragga regional, os temas que vão de drogas a diss, já são conhecidos em todo território nacional, Seja pelos fãs ou pelos críticos.
Mas hoje aqui o Emblema não entrevista o "Mc Polemico" mas sim o artista independente, o ser humano Lethal Kalongi.



Emblema:
Bom é um prazer poder contar com sua participação no nosso projeto emblema entrevista. Pra começar, sei que é uma pergunta clichê mas conta pra agente como foi seu primeiro contato com o Rap, a Música e a Arte em geral?

Lethal Kalongi VMG:
O prazer é meu ...
Meu pai era uma pessoa ausente na minha vida e eu quando criança eu tinha 1 sonho de ser jogador de futebol, meu pai me levou numa peneira do atlético Clube Goianiense onde milhares de atletas disputam poucas vagas. 
Eu consegui passar no teste mais meu pai me deixou falando e não investiu no q eu precisava, como sempre ele só ficava no bar, por falta de passagens de ônibus e de até uma chuteira eu discuti com meu pai e deixei meu maior sonho pra trás. Eu morava em 1 condomínio do lado de uma favela que tinha em Goiânia que se chamava morro do aranha, lá conheci pessoas decepcionadas com a vida igual eu, logo em contato com o crime fui preso na antiga febem de Goiânia, lá na febem já tinham menores que cantavam Rap na cela e eu já escutava quando estava no crime, só que percebi que eu cantava melhor, quando saí da febem frequentei o calçadão de b.boys aqui em Goiânia pois as primeiras gangues de break eram da minha área que são os “Kães de Rua” os “Selvagens Eletro Rock” e os “Fantasmas de Detona City”.
Só que eu já escrevia rap e a rapaziada só pensava em dançar, ae formei 1 grupo de Rap pra mim que se chamava garotos da cidade do break e na sequência formei o testemunha ocular que é o grupo de Rap mais histórico do estado de goiás.



Emblema:
Lethal pra você qual é o verdadeiro poder da Arte na vida das pessoas? Você acha que ela traz transformações negativas ou positivas ou depende da interpretação da pessoa ?

Lethal Kalongi VMG:
Os governantes não investem na cultura e na educação, ae gera a falta de informação que consequentemente impede que a maioria dos ouvintes de pouco estudo e cultura tenham uma interpretação boa de uma música ou talvez até de 1 livro ou de uma peça de teatro, a tortura da programação com canais de televisão banais fazem sensacionalismo com o crime e outros alienam como aqueles pastores evangélicos roubando na cara dura, fora essas novelas idiotas e esse tal de big bosta brasil, isso se torna uma cultura de alienação em massa. Fica difícil hoje você trabalhar em oficinas de hip hop na própria periferia e o público q curte Rap atualmente é muito modinha hoje em dia tá tudo muito banalizado. 
A arte na vida da pessoa pra ela ter uma positividade e ser verdadeira ela não pode colocar o dinheiro em primeiro lugar a princípio, senão ela vai se decepcionar e lá na frente a máscara cai.



Emblema:
E a inspiração pra compor é espontânea, você geralmente para pra escrever? Como funciona pra você?

Lethal Kalongi VMG:
Eu componho a maioria das minhas músicas sobre efeito de algum entorpecente. Não q eu ache isso positivo mais eu aprendi assim na velha guarda e quem convivi no meio artístico sabe q a droga rola solta, eu fumei meu primeiro baseado com 14 anos depois resolvi experimentar outras drogas, mais hoje eu só bebo, fumo e cheiro cocaína. Não aconselho ninguém a entrar no mundo das drogas, acho q se eu pudesse voltar atrás só fumaria 1 beck e não me envolveria nem com o álcool, mais tenho que lidar com a minha realidade e não adianta eu fugir dela, mais se eu não tomar algumas cervejas por exemplo não faço questão de compor. 
Mas como eu tô sempre sobre efeito de entorpecentes eu tô sempre compondo, assim como estou respondendo essa entrevista agora.



Emblema:
Já que tocamos no assunto, diz aí pra você qual é o verdadeiro poder da Arte na sua vida, na vida do Lethal Kalongi?

Lethal Kalongi VMG:
Pra mim é tipo uma libertação, mas você tem que acreditar nela em todo momento. Me lembro de 1 trecho do som do Sabotage que se parece com o q eu penso:

“É o resgate do ladrão, a musica do irmão a recuperação lotada de reflexão ai jão.”



Emblema:
Você acha que ela, a arte, pode ser usada pra manipular? E pra resgatar também?

Lethal Kalongi VMG:
Tem pessoas q usam a música pra mostrar sua arte resgatar pessoas ...outras usam pra somente pra alienar e ganhar dinheiro, a televisão é o maior veículo de alienação e ela prejudica muito quem faz a música com talento dom e amor.




Emblema:
Hoje você vive exclusivamente da sua Arte? Como é viver de arte no Brasil?

Lethal Kalongi VMG:
Tipo o crime é igual o Rap, o Rap é minha arma ou vice e versa.Viver somente da arte no Brasil é difícil mas como todo malandro brasileiro eu tenho que dar 1 jeito(rs). Mas na metade do ano se tudo der certo estou mudando do Brasil e pretendo ficar 1 bom tempo fora.
Quero ampliar meus conhecimentos musicais e transformar meu grupo de raggamuffin (RAGGA RURAL) em uma empresa geradora de muita cultura e dinheiro .
Atualmente também estarei abrindo minha loja com artigos de Rap goiano, seja 1 cd ou uma camisa, quero que Goiânia mostre sua cara nacionalmente no rap e no ragga, a loja vai ter o nome do meu clã de Rap, a VMG que significa vagabundagem mil grau. Além disso tenho projetos de Rap com o Rapper U-Inversu e o Rato na Brisa de São Paulo e com o Pharaó que chegou ae pra somar comigo também, nunca esquecendo do meu parceiro kaverna Man q comanda comigo no Ragga Rural.



Emblema:
Seguindo essa mesma linha, vem aí a loja da VMG, fala pra agente um pouco desse projeto. O retorno comercial é necessário para sobrevivência da arte? você acha o comercio fortalece na veiculação da mensagem do Rap?

Lethal Kalongi VMG:
A VMG tem os melhores artistas das vertentes do Rap e do Ragga e notei que é muito conhecida pra fora, quando vou fazer show fora pode ser na Paraíba ou em Curitiba quq todo mundo flagra VMG. Então resolvi com o meu parceiro Pharaó fazer a loja com a nossa marca, mas vamos trabalhar com o Rap goiano em geral, acho q esse tipo de comércio do rap alternativo é uma boa alternativa e vai dar pra eu equilibrar mais minha vida financeira com honestidade.


Emblema:
Você tem uma longa caminhada no Hip Hop. O que você tem achado dos novos mc's e produtores do Cenário nacional?

Lethal Kalongi VMG:
Maioria tá comédia e se você observar bem os melhores artistas do Rap e do Ragga estão em Goiânia e em grande parte do nordeste, o eixo rio São Paulo já provou pra mim que verdadeiro ali é só o Black Alien e o B.Negão, acho que em Goiânia tem muito MC bom mais nem todos são verdadeiros e dão sua vida por isso. Enquanto as máscaras vão caindo eu vou observando a cena daqui, pra mim a cena atual em Goiânia é perfeita e nois da VMG estamos viajando bastante levando a vagabundagem mil grau pra outras cidades.


Emblema:
Lethal aproveitando essa sua longevidade no entretenimento urbano, fala pra noiz qual foi a cena mais bizarra ou engraçada que você já viu na rua?

Lethal Kalongi VMG:
Na real já vi de tudo nessa vida até 1 cara sendo assassinado do meu lado, mais como 1 show de Rap é “URBANO” a cena mais bizarra q eu presenciei foi 1 “MC Q FALOU Q NÃO TINHA PINTO E SIM UMA XOTA NO MEIO DE 1 FREESTYLE”. KKKKKKKKKKKKKKKKKK...


Emblema:
A algum tempo vi uma entrevista sua em que você disse que quando os brasileiros escolhessem bem seus representantes a situação mudaria, e que você apoia a marina. Seguindo essa linha fala um pouco da sua posição politica e aproveitando o ano de eleição, como você acha que os brasileiros deveriam selecionar melhor seus lideres, formando uma opinião madura por meio pesquisas, e de informações fora do controle da mídia por exemplo?

Lethal Kalongi VMG:
Hoje tá mais complicado que antes e eu nem sei q rumo devo tomar ...sempre meus candidatos perdem para os candidatos da rede globo, acho q o povo deve abrir os olhos com os políticos mais do que antes, porque se tá ruim foi porque não soube votar e foi manipulado, é sempre assim. 
“As mulheres votaram no Fernando Collor na época porque achava ele bonito, isso também chega a ser bizarro. eu sou sou a favor do socialismo de Hugo Chaves. A revolução não será televisionada.”


Emblema:
No facebook já notei que você costuma postar material de grande valor intelectual, desde citações Bíblicas a citações revolucionarias de grandes ativistas históricos como Che. O que você acha do conhecimento, politico e geral no Rap, na arte? Informações desse tipo poderia revolucionar a politica no brasil ? O povo em geral tem gosto por esse tipo de informação?

Lethal Kalongi VMG:
A televisão atrapalha tudo como sempre e ela também manipula muita gente na era digital , na real onde minha ideia quer chegar é o que interessa, quero abrir as mentes das pessoas. “Quero que as pessoas saibam que a globo mente sobre Hugo Chaves e Fidel Castro, Hugo chaves é o melhor presidente do mundo. O socialismo é boicotado pelo capitalismo e o presidente Bush fez bem pior que Hitler e todo mundo viu, e ficou por isso mesmo, e se eu falo por exemplo que os jornais do oriente médio já publicaram que a morte do Osama Bin Laden já vai fazer 7 anos o povo acha q eu tô maluco.

     "Se eu falar então que a todo tempo o fake do Osama era o Obama o povo me crucifica, como Raul Seixas diz: quando acabar o maluko sou eu. (rsrsrs)”


Emblema:
Falando de leitura você acha que uma parte da população mesmo alfabetizada, tem preguiça, tem vergonha de ler? Ou foram moldados a não buscar respostas ?

Lethal Kalongi VMG:
Pra massa alienada 1 livro hoje é desprezado, eles preferem ver o big bosta brasil , eu tô lançando 1 livro q fala sobre isso, vai se chamar mestrados e amestrados.


Emblema:
Vamos falar de preconceito? O preconceito no Brasil é camuflado ? E na música existe o preconceito de gêneros e rótulos?

Lethal Kalongi VMG:
Na real pra mim existe Rap bom e Rap ruim. E também existe o gosto pessoal de cada 1. Mas o preconceito sempre existiu assim como a burrice sempre existiu, mais tem coisa no Rap que não da pra aguentar, 1 exemplo é 1 Rapper gravar com emos, e o pior disso é falar que nunca na vida iria fazer e vai lá e faz.


Emblema:
Você acha que um dia as vertentes do Rap poderão ao menos se respeitar?

Lethal Kalongi VMG:
Pode sim . só não devemos respeitar o “Rap Emo”. isso queimou o filme do rap e a língua da “cida” . é por isso q a VMG não combina. E também não combina com soldado da malhação.


Emblema:
E você Lethal escuta de tudo um pouco?

Lethal Kalongi VMG:
Eu sempre escutei de tudo 1 pouco menos as coisas que a televisão impõe pras pessoas escutar, aliás nem vejo mais televisão faz 1 bom tempo, as vezes passo na sala minha mãe tá assistindo e vejo ela sendo também vitima da alienação.


Emblema:
E o seu CD Relíquias De Lethal kalongi o que vem por ai ? Raridades do seu trampo? Ou algo mais subjetivo como “as relíquias do Rei Lethal Kalongi”(rs)?

Lethal Kalongi VMG:
Você me deu uma boa idéia "as relíquias do Rei Lethal Kalongi”. Como disse o Rei Salomão; seja outro o que te louve, e não a tua boca. Nesse caso te peço muito obrigado pela dica e consideração.


Emblema:
Mudando de assunto, na sua opinião qual a importância da mídia alternativa (blogues, rádios de internet, redes sociais e etc) na arte independente hoje? O que é positivo e negativo na sua opinião?

Lethal Kalongi VMG:
Muito positivo pois isso é a resistência cultural verdadeira, o dia que nois virar o jogo seremos nois a justiça !


Emblema:
Então a família Emblema agradece a colaboração, muio obrigado. Agente deixa um espaço para você deixar uma mensagem para as pessoas que nos acompanham no dia a dia:
 
Lethal Kalongi VMG:
Valeu família emblema, continue assim abrindo espaço para o Rap e o Ragga ou qualker música alternativa, e verdadeira, que as pessoas que acompanham possam cada vez mais fugir das correntes do sistema capitalista que quer te ver numa pior, vamos deixar nossa mente mais aberta que a buceta da cicciolina.

"Lethal Kalongi VMG."



Muito obrigado pela colaboração Lethal Kalongi, em breve iniciaremos um serie de posts sobre a cena goiana, pois ela evoluiu demais e muitos não conhecem muito.

postado por Felipe Nikito
COMPARTILHAR:

+1

5 Responses to " EMblema Entrevista: Lethal Kalongi[VMG] (GOIAS) "

  1. é isso memooo tiooo! VMG, Goiânia expansões. kk

    salveee

    MORTÃO VMG.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Qm tah p fortalecer...
    Soh tamo p soma...
    Muita Luz p Noiz

    Felipe Nikito

    ResponderExcluir
  3. A melhor entrevista q eu já li de 1 rapper.

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores