O Raggamuffin ou Ragga é um estilo que me cativou bastante quase tanto quanto o Rap. Porque tem as raízes do Reggae mas é mais solto e eletrônico o que abre alas para a originalidade.
Hoje o estilo tem claramente influências não só do reggae mas até mesmo do Hip Hop. Se lembrarmos que o Dj Cool Herc(um dos pais do Rap) no inicio utilizava bases de Reggae nas suas apresentações mas depois de mudar para os EUA ele inseriu o Funk e o Soul no Rap para agradar os Nova Iorquinos. Podemos dizer que o Rap e o Ragga são gêneros irmãos.
Bem, pra ser mais direto fiz esse comentário porque temos aqui o Ragga Rural, um grupo de Ragga de GO formado pelo Kaverna Man e pelo Rapper Lethal. E temos ainda as participações de Alien e U-Inversu que são Rappers. Já conhecia o trabalho do Lethal pela VMG, mas gostei muito do trampo vocal do Kaverna Man. Desculpa o trocadilho mas foi uma combinação lethal(rs).
O trampo é antigo, está a tempos nas ruas, mas agora os manos resolveram nos presentear com o CD na net. Temos participações ainda do cantor de Ragga Sacal (PB), inclusive me impressionei com a mistura do sotaque do paraibano Sacal com o Ragga ficou muito pesado e forte, impressionante!
Quem ouvir o trampo vai notar a liberdade utilizada entre os temas como sempre marcante nos trampos da banca VMG e da cena de Goiânia. Pode se ver no trampo de louvores a Jah como na faixa "Muleke do Gueto", a positividade e injeção de auto-estima de "Pare e Pense", o regionalismo de "Caboclo Roxo" até o protesto feminista e irreverente de "Falo Palavrão". Aliás como o nome já sugere "Ragga Rural" é regional, mas não espere só Ragga de roça, pelo contrario o álbum é muito versátil e original, só conferindo pra ver.
O Ragga tem crescido no Brasil. Eu espero que o gênero continue crescendo nesse ritmo porque o Brasil e suas regionalidades são um celeiro fértil para o gênero.
Demoro, meus parcero ragga-rural , é isso é mano !!!!
ResponderExcluir