Adriana Afonso no Emblema Entrevista

Salve a todos ,  Uma pessoa dedicada ao trabalho que faz e muito simpática no modo de comunicar-se. Ela é apresentadora de um dos jornais da Rede Globo, o MG TV (2ª Edição ) da TV Integração de Uberaba - MG,  ela se chama Adriana Afonso e mais que uma jornalista, é uma apaixonada pela profissão, então como mídia independente que somos, resolvemos não só ouvir a Adriana como Jornalista e sim como Pessoa, vale a pena conferir pessoal, nossa convidada para o  :

Emblema Entrevista
#souemblema

.

Como você descobriu que queria ser Jornalista?

Olha, acredito que foi desde criança porque nunca tive vontade de ser outra coisa.... rsrsrs Em novelas, filmes, sempre adorava ver os jornalistas trabalhando. Foi e acredito que sempre será minha única opção. Se tivesse que escolher outra coisa, talvez fosse Veterinária, já que amo animais... mas o lado jornalista sempre falou mais alto. É a minha grande paixão.

Quais são seus Hobbies preferidos?

Adoro filmes e seriados. Quer me agradar? Chame para um cineminha ou me indique uma série palpitante! Atualmente estou seguindo várias, mas encantada demais com “The Following”, chorando litros com “Grey´s Anatomy” (desde sempre) e aprendendo umas vingancinhas com “Revenge” (brincadeirinha).

Qual é a noticia que mais acha difícil de dar?

Ah, são várias, né? Violência tá demais e as pessoas banalizam os fatos que acontecem. A gente vê nas redes sociais “mataram mais um” “ouvi uns tiros aqui”, “botaram fogo no cara”, como se fossem coisas corriqueiras do dia-a-dia. Não são! É preciso se indignar com relação às coisas ruins, degradantes, pelo menos eu penso assim. Também em comovo muito com o drama dos desaparecidos, crianças, idosos abandonados. Confesso que já chorei várias vezes na ilha de edição ao ouvir certos depoimentos. Alguns inclusive que não vão ao ar. É triste o abandono. E como para alguns, o ser humano anda “descartável”.

Defina a palavra transparência..

Acredito que seja tentar mostrar as coisas como realmente são. Não confundir com imparcialidade, palavra que praticamente é uma extensão de jornalismo. Transparência é outra coisa. No caso de pessoas, é ser você, sempre. No caso de fatos é tentar retratá-lo com a maior clareza possível, a fim de atender a todos os tipos de públicos e levar a mensagem, seja ela qual for.

O que é musica para a Adriana?

É um acalanto da alma. Não vivo sem. Traz alegria, saudade, lembranças, agitação. Costumo dizer que “cada música, um momento... cada momento, uma música”.
Quais são seus estilos musicais preferidos?
Sou bastante eclética. Depende do dia, da ocasião e do estado de espírito. Agora mesmo estou ouvindo samba! Kkkk Mas curto muito o rock nacional, internacional (os clássicos), música anos oitenta (revelando a idade), sertanejo...



O que você acha da mídia independente? Coletivo-blogs –sites e no geral?

Acho maravilhoso, mas ultimamente tenho visto com certa cautela. As pessoas estão confundindo a liberdade de se expressar, com autorização para escrever o que bem entendem, sem se preocupar se estão ferindo direitos, prejudicando alguém. Claro, não é regra, é exceção (ainda bem), mas espero que essas pessoas se liguem e usem o espaço conquistado para fazer a diferença, acrescentar algo a este mundo tão carente de coisas boas.

Você acha que a mídia independente organizada pode fazer páreo com a tv?

Acho que existe espaço para todo mundo. Quando a TV surgiu, disseram que mataria o rádio. E ele está aí, forte, até hoje. Quando a internet se popularizou, disseram que a TV não sobreviveria, e ela também está aí. O que é preciso é acompanhar as tendências da agilidade das coisas de hoje em dia. Se a mídia independente está organizada, ágil, é preciso que os outros meios acompanhem este processo.

Quais são seus projetos profissionais e pessoais?

Nossa, tenho vários, tá precisando é colocar em prática. Como tenho vários anos de jornalismo diário (faço 17 anos de carreira neste ano) quero diversificar e me preparar para o futuro, talvez com algo na área de gestão. Mas ainda não sei. Planos pessoais também são vários: viajar mais, conhecer outros lugares, culturas, adquirir mais e mais conhecimento. E acredito que viajar é uma ótima forma de aprender (e se divertir ao mesmo tempo).


O que a Adriana ainda não fez que gostaria de fazer?

Um intercâmbio. Viver esta experiência de uma nova cultura, num País diferente. Acredito que será Estados Unidos, mas outras “paradas” não estão descartadas!
O que foi mais difícil na sua carreira que hoje olha pra trás e vê que superou?
É muito subjetivo isso. Estar onde estou hoje, com credibilidade e reconhecimento, já é uma vitória. Venho de família humilde e muitos pensavam que seria impossível até mesmo fazer um curso superior. Mas minha mãe (uma guerreira) acabou de formar a última das três filhas este ano. Então é isso, conseguir ter uma carreira, apesar dos pesares, foi o mais importante até agora. E no dia-a-dia, acredito que superei as dificuldades das relações pessoais. Sou um ser humano melhor hoje. E viva a maturidade!

Qual conselho da ao jovem que quer seguir nessa profissão de jornalismo?

Leia, entenda o que lê, seja curioso, interessado nas coisas e pessoas. Hoje está tudo tão “superficial” e um bom jornalista não pode ser assim. Ele precisa mergulhar de cabeça para sentir correr nas veias o que nos move!

O que acha que falta no jornalismo do Brasil? Vemos muitos programas noticiando apenas terror nas cidades e poucos programas de incentivo de cultura e que falem sobre a mesma.

Dizem que as pessoas gostam das notícias ruins. Tudo bem que elas dão “Ibope” mesmo, mas penso bastante sobre as opções que estão aí. Eu, particularmente, me recuso a ver programas “sangrentos”. A exposição das pessoas, de suas famílias, a falta de consideração e (pré) julgamentos tomam conta de boa parte dos noticiários, infelizmente. Em nosso jornal, claro, damos os fatos que acontecem na cidade, nem sempre positivos. Mas sempre pensamos em reportagens que inspirem, que deixem uma “leveza”, que tirem um pouco da carga negativa que está por aí. Ontem mesmo editei uma matéria que mostrava a profissão de “contação de história”. Uma delícia ver que tem gente que quer aprender a contar histórias!!! Fico feliz quando posso mostrar coisas assim.

Pra você qual a solução pra mais incentivo a educação?

Em primeiro lugar, é preciso haver uma mudança lá no início, ainda em casa. Muitos pais tem transferido às escolas o dever de educar a criança. Errado! Educação começa em casa, e bem cedo, com bons valores, bons exemplos. Claro que quando se fala em Governo falta muito ainda para termos Educação de qualidade, com tudo que é preciso para formar cidadãos. Mas se cada um for tentando mudar o cenário, de baixo pra cima, vai ficar difícil pros governos não fazerem nada.

O que achou das manifestações que houveram , invasão do congresso nacional entre outras do Brasil?

Sou muito favorável a todo tipo de expressão. E acredito que as manifestações foram um marco para a história do Brasil. Pena que o vandalismo tirou um pouco do “brilho” do movimento, que tinha tudo para ser realmente grande e forte. E foi. Mas ficou manchado.

Fale-nos um pouco do seu lado escritora, vimos que possui um * blog.

Ah, o blog foi apenas uma maneira de tentar colocar as ideias da Adriana mesmo no papel. Não é a profissional de jornalismo. É a pessoa quem escreve. É quase um diário kkk Sinto vontade de me expressar e gosto muito de escrever. E lá tem de tudo: percepções da vida, coisas do cotidiano, minhas paixões, minhas indignações, de tudo um pouco.

*Blog da Adriana : semtp.blogspot.com.br

Deixe um recado pra os leitores do Blog do Coletivo Emblema

Queria dizer que foi um prazer ser lembrada por vocês! Continuem prestigiando este espaço que dá a oportunidade de conhecer coisas e gente diferentes!

E a última... Fale o que quiser.!

Gostaria de deixar uma mensagem que tem norteado minha vida. Façam o que tem que ser feito, sem medos de rótulos, percepções. Mas façam com amor e verdade. Dessa forma, não tem erro!


Gostariamos de agradecer a Adriana pela disponibilidade e simpatia!
a equipe #souemblema Agradece!
Contato : @AdrianaAfonso -Twitter da Adriana
               : @souemblema  - O Maior Coletivo de Arte Independente do Brasil 
               : @sinalrap 
               *Blog da Adriana : www.semtp.blogspot.com.br

COMPARTILHAR:

+1

0 Response to " Adriana Afonso no Emblema Entrevista "

Postar um comentário

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores