Pra ReL(Emblema)brar - #Acervodamusicaindependentebrasileira - Luiz Gonzaga

Iniciando nosso primeiro artista do #acervodamusicaindependentebrasileira , c/ certeza o Luiz não esta entre nós fisicamente, mas se fosse vivo, duvido que ele não nos diria algo pelo respeito imenso que o Hip Hop (falo pelo nordestino pois faço parte) tem por ele, as crenças e os costumes do nordeste são bem retratados na sua música, acho muito facil falar de uma coisa que eu cresci ouvindo, e me me "liguei" (identifiquei O.o ) de cara ,sem entrar em muitos detalhes , acho que a frase:" luiz, respeita januário" diz tudo que um homem precisa ser e ter na vida, ou seja, respeitar sua familia acima de tudo. segue uma Biografia do luiz, estas foram minhas breves palavras do nosso primeiro post do Acervo da música Independente Brasileira, queria falar mais ! ... só que deixo pra vocês completarem nos comentários rs.
Biografia :


Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Foi um compositor popular. Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo as apresentações de músicos nordestinos em feiras e em festas religiosas. Quando migrou para o sul, fez de tudo um pouco, inclusive tocar em bares de beira de cais. Mas foi exatamente aí que ouviu um cabra lhe dizer para começar a tocar aquelas músicas boas do distante nordeste. Pensando nisso compôs dois chamegos: "Pés de Serra" e "Vira e Mexe". Sabendo que o rádio era o melhor vínculo de divulgação musical daquela época (corria o ano de 1941) resolveu participar do concurso de calouros de Ary Barroso onde solou sua música “ Vira e Mexe” e ganhou o primeiro prêmio. Isso abriu caminho para que pudesse vir a ser contratado pela emissora Nacional.No decorrer destes vários anos, Luiz Gonzaga foi simbolizando o que melhor se tem da música nordestina. Ele foi o primeiro músico assumir a nordestinidade representada pela a sanfona e pelo chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz.Nos seus vários anos de carreira nunca perdeu o prestígio, apesar de ter se distanciado do palco várias vezes. Os modismos e os novos ritmos desviaram a atenção do público, mas o velho Lua nunca teve seu brilho diminuído. Quando morreu em 1989 tinha uma carreira consolidada e reconhecida. Ganhou o prêmio Shell de Música Popular em 87 e tocou em Paris em 85. Seu som agreste atravessou barreiras e foi reconhecido e apreciado pelo povo e pela mídia. Mesmo tocando sanfona, instrumento tão pouco ilustre. Mesmo se vestindo como nodestino típico (como alguns o descreviam: roupas de bandido de Lampião). Talvez por isso tudo tenha chegado onde chegou. Era a representação da alma de um povo...era a alma do nordeste cantando sua história...E ele fez isso com simplicidade e dignidade. A música brasileira só tem que agradecer
Fonte; http://www.mpbnet.com.br/musicos/luiz.gonzaga/index.html
foram encontrados 523 registros de letras em um site

Acervo ainda em edição , estaremos adicionando mais músicas
p/ ter seu trabalho no acervo entre em contato: souemblema@hotmail assunto: Acervo , favor mandar foto e trabalhos com links.
- See more at: http://souemblema.blogspot.com.br/2011/01/acervodamusicaindependentebrasileira.html#sthash.CFDcicvk.dpuf
COMPARTILHAR:

+1

1 Response to " Pra ReL(Emblema)brar - #Acervodamusicaindependentebrasileira - Luiz Gonzaga "

  1. Luizão, deixou saudades, histórias alegres e tristes, seu legado, amigos e inimigos e um continuante que viveu e aprendeu direitinho ao seu lado mas que também já se foi, Dominguinhos. Salve nosso Nordeste, artistas, homens e mulheres que fazem a diferença.

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores