Sarau das Pretas realiza agenda ‘Pretas em Marcha’ para novembro



Protagonismo feminino é destaque na agenda do coletivo em diversas atividades durante o mês
Intitulada Pretas em Marcha, a agenda de trabalho do Sarau das Pretas para este mês de novembro chega com diversas atividades que vão desde saraus e marchas até a Balada Literária, em São Paulo (SP).
Por ser itinerante e percorrer desde periferias a espaços bem estruturados, o Sarau das Pretas, que surgiu em março deste ano, neste mês atua em alusão à luta dos quilombolas, a Zumbi, líder do Quilombo de Palmares e a várias mulheres tão importantes quanto ele, porém invisibilizadas pela história, como Tereza de Benguela.
Assim, com uma programação diversa, o coletivo também exaltará as Realezas Negras, as mulheres de ontem, como a escritora moçambicana Noémia de Sousa, bem como as mulheres de hoje, como as jovens mulheres negras que estão se organizando em seus territórios.
“Estas mulheres, de ontem e de hoje, estão mostrando o poder e a potencialidade quando mulheres negras marcham juntas, por isso, estão todos convidados a marchar com o Sarau das Pretas neste novembro”, convida Débora Garcia, poeta do coletivo.
De acordo com ela, as ações que ocorrem ao longo do mês vêm também para evidenciar o protagonismo das mulheres negras nos diferentes espaços e territórios. No caso do coletivo, isso acontece por meio da mistura dos tambores, da ancestralidade e da poesia,
“Trata-se de um mês em que a comunidade negra tem a oportunidade pautar o debate em diversos espaços sociais e ressaltar as reais dimensões do racismo no Brasil, bem como a luta para romper as estilhas da escravidão. Por isso, vamos seguir em marcha, propondo discussões sobre a tão polêmica e controversa ‘consciência negra’, bem como sobre os atuais quilombos”, destaca Débora.
Sobre o Sarau das Pretas
Diante do cenário de empoderamento feminino pela garantia dos direitos das mulheres, jovens escritoras e artistas negras atuantes nas periferias da cidade de São Paulo têm revelado, por meio da literatura, da ancestralidade dos tambores e de seus corpos em movimento, as realidades de viver o feminino e o feminismo. O coletivo idealizado pela poetisa Débora Garcia é formado por Elizandra Souza, Jô Freitas Thayaneddy Alves e Taissol Ziggy.
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to " Sarau das Pretas realiza agenda ‘Pretas em Marcha’ para novembro "

Postar um comentário

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores