Protagonismo feminino é destaque na agenda do coletivo em diversas atividades durante o mês
Intitulada Pretas em Marcha, a agenda de trabalho do Sarau das Pretas para este mês de novembro chega com diversas atividades que vão desde saraus e marchas até a Balada Literária, em São Paulo (SP).
Por ser itinerante e percorrer desde periferias a espaços bem estruturados, o Sarau das Pretas, que surgiu em março deste ano, neste mês atua em alusão à luta dos quilombolas, a Zumbi, líder do Quilombo de Palmares e a várias mulheres tão importantes quanto ele, porém invisibilizadas pela história, como Tereza de Benguela.
Assim, com uma programação diversa, o coletivo também exaltará as Realezas Negras, as mulheres de ontem, como a escritora moçambicana Noémia de Sousa, bem como as mulheres de hoje, como as jovens mulheres negras que estão se organizando em seus territórios.

De acordo com ela, as ações que ocorrem ao longo do mês vêm também para evidenciar o protagonismo das mulheres negras nos diferentes espaços e territórios. No caso do coletivo, isso acontece por meio da mistura dos tambores, da ancestralidade e da poesia,
“Trata-se de um mês em que a comunidade negra tem a oportunidade pautar o debate em diversos espaços sociais e ressaltar as reais dimensões do racismo no Brasil, bem como a luta para romper as estilhas da escravidão. Por isso, vamos seguir em marcha, propondo discussões sobre a tão polêmica e controversa ‘consciência negra’, bem como sobre os atuais quilombos”, destaca Débora.
Sobre o Sarau das Pretas
Diante do cenário de empoderamento feminino pela garantia dos direitos das mulheres, jovens escritoras e artistas negras atuantes nas periferias da cidade de São Paulo têm revelado, por meio da literatura, da ancestralidade dos tambores e de seus corpos em movimento, as realidades de viver o feminino e o feminismo. O coletivo idealizado pela poetisa Débora Garcia é formado por Elizandra Souza, Jô Freitas Thayaneddy Alves e Taissol Ziggy.
0 Response to " Sarau das Pretas realiza agenda ‘Pretas em Marcha’ para novembro "
Postar um comentário