INDiEgente - Entrevista + Video Clip" Fato" RAPPR - Paraná




1- Fale um pouco dos IndieGente?





INDiEgente é nativo pé vermelho, na caminhada com som ,palavra e  tinta que vem resgatando ancestralidade do ser.  
Essa é a descrição do duo pé vermelho Maringaense, que deram vida ao personagem  que segundo seus idealizadores, surgiu inspirado na percepção que tinham dos  índios nativos pés vermelho, que residem na cidade, e tem sua cultura menosprezada pelos demais habitantes mesmo sendo ela tão rica e agregadora.
O REP (ritmo e poesia) é o instrumento que encontramos e desenvolvemos de forma orgânica no dia-a-dia com a presença percussiva da força elemental com as habilidosas participações da cena maringaense que reafirmam a identidade deste movimento que vem em uma crescente na cidade, unindo artistas plásticos como Isaac Kassiano e Rharleno Machado que desenvolveram a identidade visual do projeto e Giovani Bernado que criou uma tela em tinta acrílica para cada obra musical composta. Esta é uma forma de movimentar o setor cultural da cidade, afirmam os idealizadores do projeto, que investem na produção local, movimentando a cadeia produtiva da região.

2-Qual o conceito por trás da Música : FATO sobre o nome de voces "INDiEgente " qual mensagem vocês querem passar?



“Fato” é  mais um material do selo Situar que está disponível no Youtube. O filme, que foi gravado na agrofloresta da Organingá (sitio produtor de orgânicos na cidade de Maringá), traça um paralelo entre a forma de plantio dos alimentos e o REP (ritmo e poesia) que o duo desenvolve.
No processo de composição da música, foi sempre prezada a execução humana, no seu desenvolvimento buscou-se por instrumentos analógicos que dialogassem com a proposta, reafirmando a característica principal almejada, música orgânica, feita de pessoas para pessoas.  O violão Gibson Chet Atkins (1991) que conduz a harmonia e o Juno  6,  teclado sintetizador famoso na década de 80 que vem coroando o fechamento da música, dão a ela uma estética singular para o gênero.
A gravação reuniu músicos experientes da cena pé vermelha Maringaense, com Rafael Morais, André Lauer e Gabriel Moraes a novos como Diogo Correa, além de Sião e Art que são os nomes a frente do INDiEgente e vem como intérpretes, buscando a força da palavra para alimentar a si mesmos e de forma humilde os amigos que se dispuserem a ouvir a mensagem.
Indie vem da cena Indie rock (ou "rock independente" em português) é um gênero musical surgido no Reino Unido e Estados Unidos durante a década de 1980. É enraizado em gêneros mais antigos, como o rock alternativo, o pós-punk e o new wave. O termo é frequentemente utilizado para descrever os meios de produção e distribuição de música underground independente e dissociada de grandes gravadoras, assim como o estilo musical a utilizar originalmente este meio de produção.

3-Quais os planos atuais de vocês?

Para o segundo semestre, está sendo preparado o lançamento do álbum “Artesão” que foi gravado no estúdio Dodô Bersan em Maringá e vem a ser lançado pelo selo Situar, esse idealizado pela dupla e que tem como proposta propagar a arte pé vermelha  e garantir a propriedade intelectual de seus rosters como o INDiEgente.
E não para por aí, pro começo de 2018 tem novidade que já está bem sólida por sinal, por enquanto podemos saber que Dj Coala chega junto somando na cena e trazendo sua forte identidade no hip hop.


4-Se falando de influências , quais sao suas maiores? vocês citam Africa Bambata Ancestrais, Nagevante, Homem Primata..

A base é o ser nativo da nossa região, os Índios. E dentro dessa cultura tem uma forte conexão com a natureza e uma visão sagrada da relação de nós seres humanas com a terra.
Produções com divisões rítmicas de origem e que se  envolva seja na letra ou na forma de se expressar com questões sociais, que tem a força de impactar positivamente em toda a sociedade propagando uma arte essencial e fazendo um resgate cultural e em casos de necessidade trazendo a Paz. Exemplos como Chico Cience e Nação Zumbi, Baiana System, Grorillaz e Afrika Bambata.
A visão de um navegante traz a relação do processo de evolução do ser, buscando sempre uma boa direção e equilíbrio ao marear.
Citar o homem primata remete a sabedoria antiga, por vezes esquecida ou não valorizada e se relacionam com termos como Agrofloresta e Permacultura que hoje vem sendo estudados e praticados, são as “novas” tecnologias, mas com fundamentos ancestrais por uma vida mais orgânica.

5-Vocês irão sempre trabalhar esse refrão "Groovado" ou apenas é uma faixa experimental? essa musica me parece um Hino!


Gratos pelo hino, vejo isso como um grande elogio. Nossa proposta é bater e massagear, sempre equilibrando os pólos. Sim nos pretendemos sempre trazer algo novo e que vibre de forma mântrica, tais como nossas referências já citadas, deixam nítido a força que tem a intenção e o querer de cada composição, colocando na frente dos artistas a obra e percebendo a responsabilidade social de cada movimento sendo simples e dançante mas também diferente e reflexivo.

6- Deixe sua mensagem para as pessoas que acessam o Emblema

Licença pra chegar meus Txai...
É uma honra partilhar nossa vivênca aqui no EMbLema, e nos sentimos conectados com cada pessoa que nos assiste.
Se inscrevam em nosso canal no Youtube Situar Cultura; e sigam nas redes sociais @artedonativo (Facebook)
@artedonativo (Instagram)
Busquemos sempre compreender a origem das coisas.
Aho Metakiaze (Pelas nossas relações).
INDiEgente 



INDiEgente - FATO 

Ficha Técnica:

Letra e Voz de INDiEgente
Bateria por André Lauer
Violão por Diogo Correa
Guitarra e Teclado por Rafael Morais
Baixo e Synte de Gabriel Moraes

Direção Musical por INDiEgente

Direção Geral de SITUAR

Estúdios de Captação: MOJO e Pé de Manga

Mix e Master por Estúdio MOJO

FILME

Direção de SITUAR 

Direção de Fotografia de Negrini Imagens

Edição e Finalização por Fenda

Redes Sociais

Facebook: @artedonativo / @gbrlzion / @tutuarte / @situei
Instagram: @artedonativo / @gbrlzion / @tutuarte 

CONTATO: 

situarcultura@gmail.com

#SITUação

Lançamento em parceria com a Rádio Mundo Livre.
SE INSCREVA NO CANAL DO SITUAR PARA NOS ACOMPANHAR
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to " INDiEgente - Entrevista + Video Clip" Fato" RAPPR - Paraná "

Postar um comentário

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores