Salve
Pessoal, Continuando nosso Quadro “Emblemanalise “, onde estudamos as formas e as
maneiras em que uma determinada música foi escrita e cantada , continuamos no
projeto 20 de 40 do Viela 17 dessa vez com uma nova faixa, a “O Negociador”
queremos ressaltar que para ouvir a faixa , vocês deverão enviar um e mail para
viela17producoes@gmail.com e
rapidinho a assessoria deles entra em contato com vocês enviando a faixa,
porque não podemos liberar o material do disco do grupo. Ok?
Vamos ao que
interessa...
“O Negociador” Faixa de 3:51 s
Refrão: o som começa tipo com uma anunciação com instrumento de sopro
(cujo teclado ou programa em que o beat foi produzido imita) bem grave, só que ai está a grande jogada do
produtor DJ Raffa Santoro , quando entra
o ritmo, ele vai cortando o instrumento de sopro em alguns momentos no início
do verso , fazendo as palavras ficarem bem mais nítidas, demonstrando talento e
criatividade , recurso é a palavra mais adequada!!
Voltando ao
refrão cantando bem afinado pelo Thiago Jamelão e terminando as frases conforme
o Beat vai caindo de forma seca e enxuta,
coisa que ouvimos pouco no Rap nacional . Logo em seguida entra o
bumbo e a caixa com o BPM constante que é visto na maioria dos sons do projeto Estilo Old School bem anos 90.
Beat ; Nota
do Beat : 9
Primeiro
verso: escrito com
provocações e incentivo como se fossem perguntas e respostas, essa é uma
métrica que ainda não tinha visto o Japão fazer e não me recordo de ter visto
alguém fazer com esse intuito , no caso nessa temática (tudo pronto, Time
Monstro )
É importante
ressaltar que cada música tem uma história e nem sempre é mais importante você
inventar ou enfeitar e não falar nada, ( O que não é o caso) muitas pessoas apenas querem rimar bonito e acabam se perdendo no assunto, o Japão da uma aula de como unir o útil ao agradável , esse primeiro verso dá um ponta pé no
assunto negociador, “Não tem acordo com o sistema “, “o Líder nunca Vacila”
Depois que o Beat vai evoluindo, o Japa também
dá uma mudada acompanhando a percussão e mudando de flow sem deixar a peteca
cair, na verdade como este é o primeiro verso, ele joga a peteca. Logo após vem um verso um pouco reduzido, como
se fosse uma Ponte mandando uma idéia como se estivesse Negociando. E isso pode
ser ouvido pela voz viva do Thiago Jamelão
antes do refrão novamente na mesma pegada.
Obs :eu
considerei uma ponte o verso do Thiago mas
outras pessoas podem discordar, estamos abertos a discussão . por isso não tratei
como segundo verso ou verso isolado.
Primeiro
Verso : Nota : 9,3
Grau de
Dificuldade ;Nota: 10 (o primeiro verso é o mais difícil e como ele foi bem escrito,
a pessoa ouve a música até o final)
Só que Diogo
tem um estilo próprio que é facilmente percebido, na mesma evolução do Beat que
o Japa muda acompanhando a percussão no primeiro verso, o Diogo opta por continuar mais pausadamente pra depois colocar uma frase da musica de GOG ( a
carne mais barata é a negra) Carta a Mãe África, Chamando assim para voltar ao
estilo rápido de flow mas ele segura um pouco...fica tipo provocando (ô
Louco) E resolve alternar rápido, lento e médio .Depois quando
o Beat cai ele nos traz uma magnifica surpresa , Ele rima bem lento com o tom de voz mais baixo ,
“Verme é embaixo do pé “ com eco, sinceramente o Diogo "assassinou o Beat". Sem
palavras pra o talento e o conhecimento de rap que foi empregado para a
construção desse verso.
Segundo
Verso ; Nota :10
Grau de
Dificuldade; Nota : 9
Segundo
Refrão ; vem modificado com relação ao primeiro pois tem uma ponte depois para
intercalar uma subida que o Beat dá ,NOTA* :
existem duas formas de se trabalhar isto, uma seria a colagem do Beat,
para ´já iniciar o verso, e outra seria
essa que foi feita, a escrita de uma ponte . não que eles seguiram minha dica,
são grandes compositores, estamos apenas desmembrando este quebra cabeça.
Terceiro
Verso : Diogo tava inspirado nesse lindo
projeto do Viela 17 , mandando dessa vez
um estilo de rima rápido sem parar até o Beat se encerrar , que foi inflamado
com o refrão que foi aumentado para suportar esse próximo verso ( eu acho )
Com poucos
complementos de segunda voz , destaque pra quando muda a rima de final” OR” pra
“AR”
Terceiro Verso ; Nota : 9,5
Grau de
Dificuldade ; Nota : 8
Faixa louca!
Muito boa de se escutar , parabéns viela 17 .
Mini Dicionário de Rap
Considere as seguintes palavras :
Beat = Base (em algumas regiões)
Verso = Estrofe 16* 24* barras
Flow = Levada = Jeito de cantar
texto escrito por : Sinal
#souemblema twitter: @sinalrap , @souemblema
Apoio : Assessoria Viela 17 Daniela Mara Santos
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