#acervodamúsicaindependentebrasileira - Noite Ilustrada



Ninguém mais apropriado para ser inserido nesse acervo, se não Noite Ilustrada. Talvez seja só uma leve impressão minha (espero que seja), mas não só ele como muitos artistas que formam o alicerce artísico brasileiro não recebem o reconhecimento merecido. Não é preciso dizer que seu trabalho representa não só nós o povo brasileiro em si, mas todas nossas virtudes e defeitos em um todo. Como não conectar a consagrada "Volta por Cima" aos a alma brasileira. Moro em Atibaia e só fiquei sabendo que ele estava residindo aqui, quando sua morte foi noticiada, infelizmente. Mais uma vez um artista do gabarito dele foi lembrado pela grande mídia em um momento de pesar, sem contar que muitos (como eu mesmo antigamente) não conheciam o Noite Ilustrada, sim suas músicas, mas não o homem por trás delas. O #acervodamúsicaindependentebrasileira é uma iniciativa com esse intuito, fazer justiça de certa forma, então que hoje ela seja feita e que o espírito de Mário Sousa Marques Filho, possa ilustrar as noites brasileiras e iluminar a arte desse planeta.

Biografia :
Mineiro de Pirapetinga e filho de Alexandrina de Souza Conceição (doméstica) e de Mário de Souza Marques (motorista da General Electric e professor de inglês), Mário de Souza Marques Filho (n. 10 de abril de 1928) mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro. Em 28 de julho de 2003, Mário de Souza Marques Filho, o Noite Ilustrada, morreu em Atibaia depois de lutar por sete anos contra um câncer no pulmão. Tinha 75 anos. Deixou gravados dois discos que saíram no mesmo ano pela gravadora Atração: Ao mestre com carinho – Noite Ilustrada canta Ataulfo Alves e Noite Ilustrada canta Lupicínio Rodrigues. Quando criança já tocava tantan nos intervalos da escola, e assistia de binoculos os esaios de samba escondido do pai que não era adepto dessas atividades. Aos vinte de idade começou a tocar violão e passou a integrar a carvana de Zé Trindade onde iniciaria sua então marcante caminhada na música brasileira. Em 1957, durante uma apresentação noturna, foi convidado a integrar o elenco da Rádio Nacional paulista e gravar seu primeiro disco. No mesmo ano lançou pela Mocambo o 78 rotações com “Se eu soubesse sambar” (Jorge Costa) e "Quem faltava no samba”, de sua autoria. Em 28 de julho de 2003, Mário de Souza Marques Filho, o Noite Ilustrada, morreu em Atibaia depois de lutar por sete anos contra um câncer no pulmão. Tinha 75 anos. Deixou gravados dois discos que saíram no mesmo ano pela gravadora Atração: Ao mestre com carinho – Noite Ilustrada canta Ataulfo Alves e Noite Ilustrada canta Lupicínio Rodrigues.

Fonte: http://filhodejorge.blogspot.com/2008/06/noite-ilustrada.html

Músicas Avulsas:

Discografia - Albuns Completos

Noite Ilustrada - O Ilustre (1962)

Noite Ilustrada - Volta por cima (1963)





por Felipe Nikito
COMPARTILHAR:

+1

7 Responses to " #acervodamúsicaindependentebrasileira - Noite Ilustrada "

  1. irmão, muito bom, é gratificante ter você no time
    Ass; Sinal

    ResponderExcluir
  2. É importante resgatar nossa memória musical! Parabéns pelo espaço.

    ResponderExcluir
  3. Orra parabens mermo é isso aii O Emblema ta sempre na cena fazendo a revoluçaoooooo

    ResponderExcluir
  4. Que esse seja só começo irmãos, #vamoquevamo ! #acervodamusicaindependentebrasileira, #souemblema até o fim...

    ResponderExcluir
  5. É importante mesmo dar valor aqueles que as pessoas esquecem de mencionar. É legal ver que algum lugar dessa net de meu Deus valoriza as origens do som e das idéias! Parabéns galera do Emblema!
    =D

    ResponderExcluir
  6. Tudo já foi dito! Valeu pela lembrança e pelo fortalecimento!
    +) @danimarastreet

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores