10 + - Beatmakers - Diego Yes - Paraíba





Segue mais uma entrevista do projeto os "10 +" que consiste em entrevistar grandes talentos , produtores beatmakers do Brasil



o entrevistado dessa vez é Diego Yes , produtor nordestino de vários Mcs independentes..



João Pessoa - Paraíba , diego yes na produção da Base pra vocês!



EMBLEMA :



porque o nome diego Yes?



DiegoYes



Diego é meu primeiro nome. Escolhido pelo o meu painho, por conta que Diego Armando MARADONA fez gol no Brasil no dia em que eu nasci. Ele não torcia pelo nosso país no futebol. eejejeje. E o Yes veio de uma história que foi quando eu consegui comprar a minha primeira moto. Incluindo, entãos, não tem nada de americanizado no meu nome, tá mais para japonesado, porém sou um cabra paraibado mesmo. \



EMBLEMA



o que você acha do rap paraibano?



DiegoYes



Para ser como eu sou vou ser sincero: não entro em contato com a tchurma de cá. Eles estão trabalhando belezoca, o que falta e´ deixarem de querer ter só o espaço para si mesmo. Me indentifico com meu local de origem, mas não me indico a entrar em contato de faringe como laringe.





EMBLEMA



o que voce acha do rap nordestino? voce se considera um dos maiores beatmakers da paraiba / nordeste?



DiegoYes



O rap do nordeste é igual ao seu povo: guerrilheiro. Os rappers que fazem o rap nesta região são muito verdadeiros. Eles sentem. O que falta e´ ter mais conhecimento nacional. Quero ver rap feito no nordeste sendo tocado em tudo que é canto, rappers indo cantar por aí, e não só a gente trazer de fora pagando cachÊs altos. Nós curtimos os sons dos caras de fora, só que quem se garante em ser referência também. Neste caso, a minha parte como beatmaker está sendo reconhecida aos poucos. Estou trabalhando com mais artistas fora do meu território nordestino. Eu faço as batidas do meu jeito. Tenho visto caraas pegando batidas feitas por produtores independentes, dando para mcs e nem se dá o trabalho de tirar a vinheta em inglês das batidas e diz ser o produtor só porquê editou a voz (assim seria ele engenheiro de som, não produtor). Não consigo me comparar com outros produtores na Paraíba ou no Nordeste nem no Brasil para saber se sou o melhor. Mas eu sou o "pior" cabra que tem. ejejeje





EMBLEMA



o que voce usa pra produzir seus beats e quais suas influências?





DiegoYes



Eu uso e utilizo sempre de computador com 'Fruit Loops Estudio, Sony Vegas, Sound Forge', músicas sampleáveis, criatividade, algum tempo disponível (ou nãos). Me influencio principalmente pelos caras que cantam em minhas batidas (eles tem que ser mais de cem por cento verdadeiros) e gosto da técnica de samplear de um cabrado nomeado Arthur Moura.



EMBLEMA



qual seu maior sonho?



DiegoYes



Resolver meus problemas: financeiros, manesco. \/



EMBLEMA



o que voce curte fazer tirando rap e o que a ideologia hip hop acrescenta / representa em sua vida?



DiegoYes



Eu falei de dxinheiro, só que o bens mesmo é ser feliz. E ser feliz para mim é se dar bens com todos e todas e ter saúde. E o Hip Hop me mostra que é difícil isto. Que nossas mãos não podem segurar, porém nosso coração sente que temos e merecemos bens mais. Eu quero liberdade para fazer o que eu curto sem agredir que não me pune sem eu merecer. Além disto gosto de musculação (apesar de não poder mais treinar pesado por conta de um doença no olho). A musculação tem muito a ver com a criação de um rap. O atleta é o rapper e o ferro é a batida. A música é: é só você e o ferro.



EMBLEMA



otimo! o que voce mais aprecia em um rap e se voce pensa em criar outros estilos de beat ?



DiegoYes diz:



Aprecio me indentificar a um rap. Meu RG era para para ter a palavra RAP ao invés de números. ejejjeeje



Eu faço batidas que me soam bens aos meus ouvidos e que representem bens ao autor da música sampleada e ao cantor. Já fiz batidas de rap, trance, pop, club bangas, etc. Mas todos voltados a cantar rap.



Resposta da segunda pergunta)



EMBLEMA



o que vc achou do seu trabalho beat tape eu sou loKo ?



DiegoYes



Esta beattape teve mais repercussão que eu imaginaria. Algumas faixas entraram em trilha sonora em um documentário gringo sobre latinos. São batidas que já usei, mas ainda estão sendo usadas por aí.



EMBLEMA



fale mais disso...



DiegoYes diz:



Uma equipe chama Du Pont que faz vídeo documentários pegou umas batidas minhas que sampleei roberto carlos e outros para trilha sonora de algum vídeo deles. Eu cedi. Algumas batidas nesta beatape já foi utilizada até por mim em alguns raps. E ainda estão sendo aproveitadas por alguns mcs. E o nome "Eu sou loko, baby" é porque eu queria mostrar isto a minha ex namorada.



EMBLEMA diz:



louco!! , o que voce espera no ano de 2012 e quais os projetos de diego yes?



DiegoYes



As vezes nem gosto de dizer que faço batidas, porquê eu sou um rapper tambéns. Quero poder voltar a gravar. Tambéns possuir de mais equipamentos e espaço na minha moradia para criar mais batidas. Não precisa ser em 2012 só que vou Criar um álbum sendo eu o produtor dos cabras que conheço e me influencia. Aguardemos.



EMBLEMA



otimo , diego fale como foi sua participaçao no nordestecantamor ..



DiegoYes



O NordestCantAmor é um projeto musical que tive oportunidades de ter meus nomes no créditos. É mais um prazer produzir com quem eu escuto muito as músicas. O segundo álbum estará em breve e eu estarei dentro com sempre mais felicidades.



EMBLEMA



massa, o que o diego recomenda pros iniciantes com beats ?



DiegoYes



Me parece que: criar batidas rápidas são mais fáceis no começo. Se puder buscar um tutor. Eu demorei pelo menos dois anos para fazer uma batida bensinha. E cada batida você possa melhorar em algos, é como ler um livro sempre aumenta alguma coisa em você.



EMBLEMA
quais os Mcs que o diego ja produziu?



Tenho o prazer de todas as produções serem garantia de felicidade para minha pessoa. Não geraram lucros financeiros, certo, não pagou pão ou o tempo que fiquei criando a instrumental. Todos eles viraram amigos meus, e nunca me decepcionaram. Agradeço ao Delinqüente, Primu Boka, Primu Max, VNS, Master T, Sinal, ìtalo grupo complexo, Vitinho ZL, Wtn, Marx, F5. Jejejejeje. Nós somos os piores, somos Gambiarra Rekordz Empresarial.



EMBLEMA



showww, diego deixe uma mensagem aos parceiros do emblema .e em seguida sua propria mensagem



DiegoYes



Sempre acessem este site: Emblema. É o maior coletivo de música independente do Brasil. Isto é, é música sem rotulagem e maquiagem. Hip Hop não são o que toca no rádio. Abra os olhos para abrir os ouvidos.



Eu sou o DiegoYes. Vivo num lugar que o pensamento não se bate muito com o meu. As pessoas não tem os mesmos hábitos que o meu. Sou um cabra influenciável, mas não conquistável. Posso ser seu fã, porém não teu amigo. Só que o bom é conhecer o diferente, saber por quê você gosta daquilo e o que te fazer ir para aquele lugar e enfrentar as etapas para um objetivo. Hoje eu não ganho dxinheiro com música, mas ganho conhecimento e consigo experiência. Mais que um hobby é um amor e um vício. Alguns dos meus trabalhos possa ser conferidos aqui: http://www.youtube.com/user/DiegotheMolester e meu contato através de facebook ou http://twitter.com/#!/DiegoDToledo Abracex, coletivo.



SOund Cloud do DIego Yes - http://soundcloud.com/diegodetoledo











Sons do #NordesteCantAmor produzidos por Diego Yes :

Sinal - As Mais Sinceras Frases


Sinal - Ainda mexe Comigo


Mixtape Central do Rap

COMPARTILHAR:

+1

2 Responses to " 10 + - Beatmakers - Diego Yes - Paraíba "

  1. haha é isso memo diego voce é foda tamo Junto nego emblema na cena fazendo a revoluçao!

    ResponderExcluir
  2. Diegoyes Oh yes dao ra a entrevista, tamo junto maluco

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores