EmblemaDebateComGenteDeVerdade -Paulo Brazil


“1 - Antes de qualquer coisa queremos agradecer por estar participando do nosso quadro” emblema debate com gente de verdade” 
Salve irmandade, nós é que agradecemos a oportunidade de está trocando algumas palavras com o Coletivo Emblema. Sempre as ordens! 

 2 - Desde quando você escuta rap, você gostou da evolução comparada à época que começou a escutar e o atual rap?
Tudo aconteceu no final de 1992 para início de 1993, quando uns amigos que eu tinha na época, gravaram pra mim umas fitinhas K-7, era uma salada da porra, nessas fitinhas tinham o Thaíde e o Dj Hum, Gabriel, O Pensador, Sistema Negro, MT Bronks, Posse Mente Zulu, MRN, Athalyba (pra mim um dos melhores letristas do Rap Nacional até hoje), Racionais, Potencial 3, Desacato Verbal e outros caras lá que eu nem lembro direito.
Sobre a evolução... Da época em que comecei a colar nos eventos pra cá, tem melhorado bastante e a tendência é essa mesmo, o processo é meio lento, pois sobra talento e falta grana, o pessoal está procurando fazer seus discos, tem melhorado as produções, a estrutura dos eventos, não só os eventos do centro, mas também os eventos das quebradas, (que pra mim são os mais importantes, os mais autênticos, que alicerçam a cultura). Tá cada um correndo atrás do seu. Em relação ao que era antes, só não vejo mais aquelas posses e núcleos de Hip Hop como tínhamos antigamente, hoje tem bem menos, e outra coisa que tenho notado também é que os elementos estão cada vez mais autônomos, quando digo isso quero dizer que estão cada vez mais afastados. Pra se ter uma idéia, conheço casos de grafiteiros e B. Boys que nem são do Hip Hop, mas enfim, isso é pauta para outra discussão mais aprofundada, fica mais pra frente...

 3 - O que você acha dos meios de comunicação independentes?
Esse tipo veículo tem um trabalho importantíssimo para todo o tipo de artista que faz arte independente no Brasil, não só do Hip Hop. Nós que somos do Hip Hop vemos de perto as dificuldades que muitos dos nossos artistas têm para expor os seus trabalhos, muitos até desistem da caminha por falta de visibilidade... Parafraseando o Mano Brown “... quem não é visto não é lembrado...” e essa regra também se aplica ao Hip Hop, infelizmente.

 4 - O que falta pro rap tornar- se uma força a ser vista no cenário nacional?
Cara, não considero essa pergunta uma pergunta fácil de responder, eu mesmo já parei pra me questionar sobre isso várias vezes. O Rap da forma o qual eu conheci, ainda no inicio dos anos 90, era um tipo de Rap mais contestador e que não tinha o tal “perfil” de música de FM´s. Hoje temos várias vertentes dentro do dito Movimento Hip Hop, o que teoricamente facilitaria essa abertura, porém, percebo uma certa “cultura de isolamento” difundida pelos próprios rappers/mc´s. Em alguns casos tenho a impressão de que alguns grupos até têm vontade de ir a uma emissora de TV, por exemplo, mas que ficam meio cabreiros perante a cobrança de “postura” do movimento por conta de certos posicionamentos e estereótipos. Eu particularmente não vejo problema nenhum nisso, dependendo do contexto do programa, claro!! Mas como diria o musico/poeta Scott-Heron “A revolução não será televisionada

 5 - Você curte ler, escrever, estas duas palavras estão ligadas de que forma com a palavra: compreender.
A leitura aqui em casa é algo natural e rotineiro, tenho uma filha de oito anos que também gosta muito de ler, a leitura é bom em todos os sentidos, melhora nossa escrita, melhora nossa dicção, principalmente pra nós do Hip Hop que temos nossa linguagem urbana, nossa dialética muito forte, mas que não é em todo ambiente que cabe e nem é aceitável, temos que ter essa malandragem do discernimento também, senão caímos no vicio da linguagem sem controle. Quando sabemos equacionar tudo isso, atingimos a compreensão, que também é um exercício diário.

 6 - O que é um gênio para você?
A palavra “gênio” é muito abrangente, por exemplo, Garrincha era um gênio, Pelé também era um gênio, no campo da política temos outros tantos como Martin Luther King também, que mesmo de forma pacifica conseguiu fazer da sua luta uma revolução, temos Antônio Conselheiro em Canudos, temos Zumbi dos Palmares, Lampião, que muitos não sabem, era um grande poeta, enfim, é algo muito amplo o campo da genialidade.

 7 - Qual seu maior sonho profissional?
Formar-me e trabalhar pra mim, e com isso ter mais tempo pra minha família e ser mais atuante dentro do Hip Hop.

 8 - Como é seu envolvimento com a música? E o que ela significa para você?
Meu envolvimento com a música ultimamente tem sido de ouvinte, mas também já tive um grupo de Rap, mas que durou pouco, hoje faço parte do blog Olha Onde a Favela Chegou a convite do parceiro Léo de Morais, ajudando na divulgação dos trabalhos de grupo de Rap local e de fora do estado e de artistas que fazem parte da cultura Hip Hop.

 9 - Deixe um recado aos mais jovens...
Parceiro é meio difícil ter um recado pronto para a juventude, o que mais me preocupa é algo que é mais um alerta do que propriamente um recado, é que a juventude preta está morrendo em nosso país, e em Salvador mais especificamente, pois como a nossa cidade é constituída em sua maioria por pretos, a incidência de pretos morrendo é bem maior. E na intenção de tentar reverter esse quadro cruel e racista, é que eu acredito no Hip Hop e vejo que ele exerce um papel fundamental em nossa sociedade. Mas lembrando, o Hip Hop é apenas mais um canal para promover a inclusão social do nosso povo e não o único. 

10 - Fale um pouco do seu trabalho.
Meu trabalho ligado ao Hip Hop atualmente se resume ao blog, o qual está sempre sendo atualizado com matérias, artigos, downloads e entrevistas de diversas personalidades (conhecidas do grande público ou não) e que muito contribuem com o fortalecimento do Hip Hop nacional, dando maior ênfase ao Hip Hop do estado, porém, sem panelinha e sem corporativismo, pois seguimos uma linha independente.

11 - Deixe um recado a todos que acompanham nosso coletivo!
Primeiramente gostaria de agradecer ao Coletivo Emblema pela oportunidade de está trocando essa idéia com a rapaziada, muito obrigado mesmo de coração. Vida longa ao Coletivo Emblema pela moral e pelo espaço que vem sendo dando aos artistas independentes de modo geral, não tão somente os do Hip Hop, pois a arte cura e liberta! Entre amantes, militantes e simpatizantes, somos todos Hip Hop.
Grande abraço a todos e fiquem com Deus.
Paulo Brazil!
Blog: Olha Onde a Favela Chegou.

Pedimos que envie uma foto + release pra publicarmos junto com alguma música/vídeo de sua preferência.
Paulo Brazil – Música: Fight The Power do Public Enemy - (http://www.4shared.com/audio/aA8-LzUy/Public_Enemy_-_Fight_The_Power.htm)   

Emblema : O maior Coletivo  de Arte Independente de Rua Do Brasil
Acesse , 
www.souemblema.blogspot.com e descubra o porquê.
COMPARTILHAR:

+1

1 Response to " EmblemaDebateComGenteDeVerdade -Paulo Brazil "

  1. Salve Coletivo Emblema!!!

    Grande abraço a equipe que faz o blog acontecer, precisamos mostrar que a cultura brasileira é muito plural, nosso povo é rico e existem vários "Brasis" que precisam ser vistos pelos brasileiros, temos que ter cuidado com a televisão, pois ela emburrece, empobrece, doutrina e centraliza a nossa cultura.

    Abraço.

    Paulo Brazil (Olha Onde a Favela Chegou).
    Amante das Velhas Canções.

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores