Um Pouco de Mc Osmar #EmblemaEntrevista



Salve a todos, é com muita honra e gratidão  (sendo a palavra mais apropriada ) que lhes apresento um dos principais Mestres de Cerimônia da minha cidade de origem , Alagoinhas - Bahia, e de todo o Nordeste  Brasileiro , pra vocês entenderem +- a sacada , ele foi um dos propulsores do Rap quando simplesmente não existia outra forma de reivindicação e protestos se não mal-mente os partidos políticos de esquerda  .. quando eu digo beeeem la no inicio é ter mesmo uma bagabem juntamente a Churrasco ,como grupo 2 Mc ! 

saber da história desse cara só me faz ter coragem de ir adiante, um homem extremamente humilde mas com caracteristicas de um rapaz jovem, sincero e que tem sede pela vitória , que luta  por um povo pobre mas que sua música nao é simplesmente um pobre Rap , Mc Osmar vai além e ate mesmo antes do Rap Undreground alcançar o entendimento de muitos, ele ja desenvolvia sua arte, me atrevo a classificar o som dele não como underground , mas sim música de "vida".
tive a honra de conhecer esse parceiro que me abriu espaço no ano de 2007 , me fez conhecer outros parceiros , e me encorajou a seguir adiante , guardo com carinho algumas palavras do idealizador do projeto Petrolatividade como ele me disse uma vez: não vale a pena apagar o brilho de uma luz se não quer brilhar com ela, não sei se ele lembra disso .. ! 

me identifiquei com ele principalmente por saber que pra ele a ideologia do Hip Hop vai além das rimas, respeito a Família, Amigos  e Pessoas, segue pra vocês nossa pequena Entrevista!




Como Mc Osmar vê a flexibilidade das suas letras nos Dias atuais? você já escrevia Rimas complexas desde antes, o que você adaptou nesse novo Som?


R : Tenho referências musicais de uma vida inteira, desde a música "brega" através de meu pai, quanto das minhas escolhas e preferências(rock, reggae,embolada,repente,rap,samba de partido alto) e mesmo diante de um mercado devastador, não deixo minhas referências, fazer música de "verdade" diante desses dias é mais que um símbolo de resistência, acredito que o que faço é pro bem ,e fazer o bem é ser útil é servir. no entanto também um trabalho (profissão)extremamente sofrida.Nos Dias atuais tenho tentado alcançar o entendimento, quero que as pessoas que ouçam minha música compreendam o que quero passar com a busca da simplicidade.



Conte nos sobre a parceria com Lino Mc?



R: Eu e Lino somos do mesmo bairro, Jardim Petrolar(Alagoinhas - Bahia). estudamos juntos na infância, a família dele se mudou pra Catu (Bahia), e nos  reencontramos em meados do ano 2001 quando ele tinha formado com outros parceiros o grupo RDC...em fim, o grupo acabou depois de 2008 e propus que continuássemos juntos, ele tinha composições individuais e eu tava começando meu trabalho solo bem como o projeto PetrolatiVIDAde. Então passamos a ensaiar nossas letras um fazendo 2ª voz pro trampo outro e a sintonia já era de infância. hoje falar de Lino Mc pra mim é foda...irmão, família, cumplice, parceiro, aliado...pra não dizer"sem palavras"









O que esperar de agora pra frente sobre a musica que Mc osmar produz :? com sua experiência de tantos anos , como aconteceu o processo de revitalização em suas letras?


R: Sei que ainda parece loucura, mais desejo e pretendo ainda alcançar um nível de produção mais qualificado, profissional e poder trabalhar e sobreviver com minha música e difundir minha mensagem. pra concluir minha resposta.."o artista é um trabalhador como outro qualquer"...sem precisar se sustentar em outras atividades pra subsidiar minha arte, mais fazer minha arte auto sustentável sobre a faixa Faz parte do meu show: rola uma citação de uma música de Zé Ramalho chamada : filhos do câncer  que é a adaptação de um repente.






Porque Mc Osmar sempre continuou pelo caminho da" humildade" (sempre abriu espaço pra novos grupos em seus eventos, sempre procurou igualar as artes , nunca negou participações ) , o que significa essa palavra pra você , explique -nos sua filosofia de vida e como ela reflete em sua musica.





R : Sobre o lance de abrir espaço pra participações: quando comecei a fazer Rap em Alagoinhas esse estilo musical praticamente não existia ainda na Bahia, e o que sofri pra conseguir fazer apresentações e mostra nosso trabalho foi muito difícil. percebi que preciso agregar forças, valores. unir pessoas.Acho que simplesmente fazendo isso juntos e sendo verdadeiros, somos mais fortes" tornamos utopias possíveis.





e de como isso influencia na minha musica: cada Mc ou banda, cada compositor/autor e suas respectivas obras, a convivência e a constância com esse universo criativo em seus diversos segmentos, além das relações humanas, cada historia de vida, cada personalidade (assim como vc). vejo como oportunidades de ampliação da pratica do saber, entender, do refletir. automaticamente do "criar"





O que esperar do próximo trabalho de Mc Osmar, você irá lançar um novo disco? quais são seus planos pra o final de 2014 e 2015 e deixe nos uma mensagem pra todos que acompanham o portal #souemblema .


R : Tô com um projeto/cd EU SÓ PEÇO A JAH com 14 faixas produzidas de forma caseira que não saiu por falta de recursos financeiros, tenho também um projeto de DVD com 20 vídeo clipes e vídeos documentários sobre minha trajetória e com o PetrolatiVIDAde. que também continua no anonimato por falta de dinheiro pra produzir e distribuir.




Tem também o VERSOS À 3 que é um grupo que formamos em 2014 MC OSMAR. LINO MC E PKENO BLACK que pretendemos lançar um cd, já estamos trabalhando nas faixas e fazendo alguma apresentações.

eu continuo escrevendo " compulsivamente" produzindo minhas música de forma rústica mesmo, produção caseira e realizando apresentações, oficinas, em fim.

fica a vontade pra encerrar a mensagem irmao

espero ter respondido a altura, e no mais..."eu só peço a Jah mais que a malandragem a humildade que ele sabe que ela cabe em qualquer lugar"....

o que posso dizer é que o RAP hoje é uma realidade no Brasil mais é necessário reconhecer quem deu seu suor, seu sangue, seu amor e abdicou de tantas outras "possibilidades" para lutar por essa causa. a arte transforma, educa, liberta e faz com que nois envolvidos possamos colaborar para que nossas quebradas, nossos irmãos e irmãs vivenciem dias melhores. e como digo em uma de novas composições..."eu sei que é preciso ter força, é preciso ter garra, é preciso ter fé irmão.

preparar a mente gente, e desarmar o coração"



agradeço pela força e credibilidade que vc sempre deu a meu trampo, muita honra irmão.


texto escrito por : Sinal
#souemblema
twitter @souemblema
souemblema@hotmail.com
facebook : souemblema


COMPARTILHAR:

+1

0 Response to " Um Pouco de Mc Osmar #EmblemaEntrevista "

Postar um comentário

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores