Emblema Entrevista : Nadja Bahia - Especial biscuit



Antes de Mais nada gostaria de dizer que sempre apoiamos todo e qualquer tipo de arte independente (#souemblema) e não sendo diferente e ainda assim sendo (haha), resolvemos trazer em primeira mão uma entrevista esclarecedora sobre o mundo dos biscuit!
aproveitem e tirem suas dúvidas com essa talentosíssima artista Baiana, Nadja Bahia.


1. Conte nos um pouco sobre Nadja Bahia..

Bem, tenho 26 anos, e uma mente bastante criativa, amo desenhos animados da Disney, penso que dão esperança de um mundo ideal, mas o mundo ideal que dependa de você, o seu mundo, o seu ideal... rs meio sonhadora eu sei, mas em minha opinião as coisas só acontecem se você acredita que pode e é capaz de fazê-lo.
Tenho uma filha linda de dois anos e ela faz crescer mais ainda essa chama em mim.

 2. Como surgiu o biscuit em sua vida?

Quando me perguntam como me tornei artesã, sempre respondo que não se vira artesã, você nasce artesã. Quando criança eu sempre gostei de pegar argila, barro, e fizer panelinhas, para brincar com minha irmã nas férias, fazia quadros em papel usando massa de modelar para presentear uma tia minha que nos dava bastante apoio e alimentava a nossa imaginação e criatividade, amava assistir canais de artesanato, fosse com papel, argila. Independente do material me fascinava. Mas comecei a trabalhar com o biscuit aos 21 anos; Fui a uma loja de festas da minha cidade, comprei uma massa e algumas tintas e comecei a inventar em casa. E gostei do resultado RS alguns amigos incentivaram e começaram a querer comprar meus trabalhos e com isso não parei mais.

3. Para as pessoas que não sabem quais as principais diferenças entre o biscuit para estátuas (além do tamanho)? 


O biscuit é a peça pronta. A massa é porcelana fria, tipo uma massinha de modelar, só que ao contato com ar ela vai secando. Em minha opinião a diferença entre estátuas de gesso, argila...  Além do material, é a forma de modelagem e a, flexibilidade que a porcelana fria pode dar ao artista, a limitação é a criatividade para cada trabalho que ele quer desenvolver por que o biscuit se encaixa perfeitamente a qualquer proposta e material que você usar. Do mais simples aos mais sofisticados.

4. O que você procura transmitir ao criar uma peça?

Quando eu começo um novo trabalho procuro passar o melhor de mim naquele projeto, pois serão usadas em momentos importantes, onde o cliente sonhou com aquele dia tão especial, cada peça precisa levar minha identidade, e causar alegria. Quero transmitir que ela é mais que um artigo artesanal, ela é uma parte da felicidade modelada que estarão presentes todos os dias.

5. Existe algum pedido de cliente meio inusitado que se negou a fazer? Conte-nos!
 Bom, RS tem uma peça que não cheguei a produzir por conta da desistência da própria cliente, mas eu iria produzir, porque é meu trabalho, só não postaria em nenhuma rede social por conta de ser conteúdo muito explícito... Enfim era uma peça para topo de bolo, nunca esqueço era um casal na cama... Meio pesado para colocar em uma página na web. Mas eu o faria sim rsrsrs.

 6 existe algum projeto de criação que sempre quis fazer, mas ainda não deu tempo?

 Tenho alguns projetos, que quero fazer, para um futuro próximo. Quero produzir peças diferentes e que aqui em minha cidade não tem, para que   as pessoas possam arrumar uma festa alugando peças diferentes e que  embelezem suas festas de forma original e acessível para quem quer uma festa em casa.

7. Como você consegue tantos detalhes nas obras e quanto tempo em média cada uma leva?


Bem, antes de produzir qualquer peça, precisa estudá-la, e ir montando em sua mente cada detalhe, mas trabalhamos mais os detalhes em topos que são peças únicas, em lembranças elas precisam estar parecidas, mas temos que simplificar por conta de ser várias então existe todo um estudo de como será produzida. o tempo de produção depende muito da peça a ser produzida lembranças como bebezinhos. Bem trabalhados, 20 minutos  para conclusão de cada um, mais simples 3 a 5 minutos. Topos 4 horas ou dias dependendo dos detalhes.

8. Conte-nos um pouco sobre sua vida artística e projetos profissionais.

Vida de artesã é bastante corrida, às vezes precisamos trabalhar na madrugada para concluir uma encomenda. E ao mesmo tempo em que é recheada de trabalhos novos, também temos que lidar com o preconceito das pessoas a profissão que escolhemos. Quando dizemos ser artesãos as pessoas logo imaginam que nos fazem favores em encomendar conosco, ou que somos pessoas de unhas sujas e maltratadas. Quando não é dessa forma, chegam faltando um dia para o evento nos pedindo para pegar a encomenda rsrs sem levar em consideração o tempo da produção.. tem horas que tenho a impressão que as pessoas pensam que ficamos em casa sem fazer nenhum trabalho rezando para que apareça uma única encomenda para não morrermos de fome, rsrs acho engraçado, e ao mesmo tempo triste essa posição diante do que fazemos. Trabalhamos com arte,  fazemos peças únicas independente de já existir modelos parecidos, mas a que fazemos sempre leva nosso toque pessoal, nenhuma é igual a outra até mesmo sendo feitas pela mesma pessoa.  Hoje em dia, sou conhecida na minha cidade por minhas peças, e  qualidade. Com isso as pessoas acabam levando meu nome para outros lugares me proporcionando a produzir peças para qualquer região.  Meus projetos para breve é ativar meu canal ensinando minha modelagem para as pessoas através de vídeo-aulas. E a conclusão de uma oficina que estou começando com uma instituição bem renomada em minha região. Que faz um lindo trabalho com famílias carentes, ajudando em muitos aspectos, como ensinando e garantindo formas de rendas financeiras longe da marginalidade através de oficinas e orientação para pais, filhos, fornecendo  educação de qualidade, acompanhamento psicológico e muito mais!!  Sinto-me feliz em fazer parte de algo tão grande e que nos melhora como ser humano.. bom, espero contar com todos vocês em breve acompanhando esses novos projetos e me ajudando a produzir mais e melhor para todos vocês!!

9. O que leva uma pessoa a pagar R$100,00, R$1000,00 e até 5.000 em biscuit?




Algumas peças levam muito tempo para ser  produzidas, com isso o preço vai Aumentando devido ao tempo de produção, tamanho das peças, e o estilo e etc.. não sei bem explicar o que levam as pessoas a pagarem 5.000 mil reais por uma peças, pois tem colecionadores e também decoradores que compram tais peças para aumentar a qualidade de seus serviços. Mas acredito que a arte é interpretada  e sentida por cada pessoa de uma forma e isso as faz querer adquirir uma peça independente do seu valor.

10. Você conhece e/ ou admira quais artistas desse ramo?




 Olha conhecer mesmo pessoalmente ainda não tive o prazer, mas eu sigo e estudo muito sobre essa arte e sei que quem começou a confeccionar essas peças no Brasil foi a Anna Modugno, que continua até hoje fazendo um lindo trabalho, mas eu tenho o maior apreço por Raquel Fontenelle, Bia Cravol, Sabrina da SahBiscuit. São trabalhos perfeitos. E admiro a garra, e ao profissionalismo, um dia quero chegar lá também.. me imagino sempre viajando para ensinar essa arte incrível que é a modelagem!!



11. Quais são suas obras preferidas? Se as pessoas gostarem que acredito que irão gostar ! Como fazem para comprar suas peças? 


Cada dia é uma paixão diferente por cada desafio realizado, mas alguns preferidos no momento são as minhas peças grandes, meu minion gigante de 25 cm, minha africana que é um trabalho bem diferente do que já estou habituada a produzir,  e os topos para bolos, sou apaixonada por cada um.. na hora da entrega é bem difícil para desapegar rsrs mas sempre fico feliz pois sei que este sentimento é a prova de que fiquei satisfeita com o resultado e isso compensa muito, vai além do que se é recebido pela peça. Para entrar em contato comigo para aquisição de uma peça basta entrar em contato nas minhas redes sociais, na página do ateliê, ou pelo instagram que trocaremos informações pelo e-mail para detalhes da peça a ser adquirida.as inicialmente pelas páginas, pois o acesso é mais rápido ao cliente do que logo pelo e-mail. 
Minha fanpage é: www.facebook.com/VitrineCriativa 
instagram :  @atelievitrine 
demais contatos pelo Telefone (75)9705-8827
 contato do ateliê.

12. E Para encomendas como devem proceder?




 Primeiro é essencial o contato através das páginas do ateliê, para um contato mais rápido e após isso passarei o endereço de e-mail para descrição da peça a ser adquirida e a passagem da conta a ser depositada referente a peça.

13. Deixe-nos um recado pro pessoal que acompanha o site do Emblema. 


Agradeço pela oportunidade de expor mais ainda meu trabalho, e o compromisso e respeito que vocês tem com a arte e com as pessoas. Este espaço magnífico que engrandece e apresenta vários tópicos. Assim, como a mulher na sociedade e a importância do respeito ao outro. Vocês como sempre estão de parabéns. E a todos que acompanham e fazem vários tipos de trabalho, invistam em conhecimento pois não basta se ter a arte é sempre preciso procurar crescer como profissional e como pessoa! Beijos no coração Nadja Bahia.





Por : Sinal
@souemblema
COMPARTILHAR:

+1

5 Responses to " Emblema Entrevista : Nadja Bahia - Especial biscuit "

  1. Parabéns minha amiga. Vc é merecedora de td reconhecimento. Tenho certeza que chegará longe. Deus esteja no controle de tudo te capacitando mais e mais. Torço por vc.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilhaaaa...fico muito feliz em ler essa entrevista. Uma excelente profissional, competente e que podemos ver seu amor ao trabalho em cada detalhe do biscuit. Super recomendo! E obrigada mais uma vez pelo seus maravilhosos biscuits que fez pra mim. Abraçao. Carine

    ResponderExcluir
  3. Obrigada a todos pela atenção e o carinho!! Acompanhem o Emblema também no facebook muita coisa boa em cada post. E aos que nao me acompanham nas redes sociais me sigam!! Bjos no coração.

    ResponderExcluir
  4. Bela entrevista, sem palavras, fora do padrão e muito bem elaborada! Dahora memo, grande artista, parabéns!

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores