Emblema Entrevista : Cleide RDR - AMAPÁ + 1000 Postagens no Blog!




Antes de começarmos Nossa entrevista queríamos parabenizar todos os leitores , chegamos nesses quase 8 anos de Blog a Milésima Postagem! Obrigado a todos!


1- Quem é a Cleide?

Cleide é uma pessoa batalhadora, que hoje busca viver o máximo e aproveitar bastante os momentos como se fossem o último, hoje curto mais a família, os amigos, sou lutadora, sonhadora, que já passou por vários perrengues nessa vida. Passei e ainda passo, por bullying, vários preconceitos, mas encaro hoje com mais força e com um sorrisão no rosto.
Busco sempre fazer pelo certo e viver com ousadia, creio que tenha várias missões na vida, mas a principal é passar através da música todo meu sentimento ao ouvinte. Hoje eu só quero viver e aproveitar o tempo que é curto demais!



2-O que é o Amapá?




O Amapá é situado aqui no topo do mapa, terras nortistas, no extremo norte do Brasil, aqui passa a linha imaginária do equador temos o privilégio de poder pisar em dois hemisférios ao mesmo tempo no monumento do Marco Zero do Equador, temos mata virgem, fazemos fronteira com Pará, Guianna Francesa e Suriname, vários hectares de áreas indígenas e um dos estados brasileiros que mais possui áreas protegidas. O maior  parque nacional do país (Montanhas do Tumucumaque) também é uma herança do Ap, temos culinária típicas deliciosas, musicalidade ancestral dos negros, que é o marabaixo cultura do estado, temos cantores e compositores na linha MPA (Música popular amapaense) como, Patrícia Bastos, Amadeu Cavalcante, Zé Miguel, Osmar Júnior, Finéias, porém temos os cantores do "anonimato amapaense" , músicos excelentes com pouca visibilidade do povo, Jorge Poca, João Ataíde,(rappers) Tia Zefa, tia Chiquinha(ladrão de marabaixo), ou pra vocês cantores de cantigas,  entre outros artistas locais.
Temos umas das maravilhas do Brasil, a Fortaleza de São José de Macapá, que se localiza numa ponta de terra à margem esquerda do rio Amazonas o maior do mundo, porém não podemos deixar de frisar também que o Amapá é uma das cidades que mais mata com arma branca, que também tem os políticos mais corruptos do BR aonde os vermes são os que ganham mais no país todo. Desigualdade social aqui pera em alta, áreas de vulnerabilidade social totalmente esquecida pelos governantes, nossas favelas aqui são em áreas de ponte, em ressacas, áreas alagadas sem mínima condição de moradia, falta tudo não tem saneamento básico, não tem incentivo a cultura, educação, saúde tá um caos e em meios as maravilhas aqui na terra tucujú também tem suas desigualdades sociais.





3- Você é envolvida com quais gêneros  musicais profissionalmente? E quais gosta de escutar?

Aos meus 14 anos percebi que queria muito trabalhar com música, foi aonde me interessei em aprender a tocar um instrumento e arrisquei alguns versos de composição, Profissionalmente na música trabalho com o Rap desde 2004, no grupo Relatos de Rua, junto com Jomar meu parceiro e irmão,  mais quando se trata de música sempre busco um pouco mais, estou em um grupo de samba a pouco tempo tocando e cantando, sou diretora primeira diretora de bateria mulher de uma escola de samba da região norte, a agremiação G.E.S. Maracatu da Favela. Quando se trata de música não imponho limites, escuto de tudo, aprendi que pra ser uma boa musicista tenho que ouvir de tudo, talvez seja mais fácil dizer o que eu não escuto que no caso é funk proibido, esses lixos sonoros são fazem parte da minha playlist.

4- A quanto tempo você é compositora?



Na minha adolescência eu comecei a escrever bastante, eu tinha um caderno que escrevia as minhas revoltas, meu dia-dia, e algumas poesias, um dia me inspirei em escrever uma música, nessa época eu ouvia muito rock, sonhava em montar uma banda de rock, pop rock, algo nessa linha e comecei a arriscar umas composições, quando eu comecei a aprender a tocar violão foi que fui melhorando as composições, as letras, as estrofes foram ficando melhor juntamente com as melodias que eu desenvolvia até sair a minha primeira composição chamada “Eternos namorados” uma música na linha MPA (música popular amapaense) daí por diante foram surgindo outras músicas.
Já no rap por ter uma facilidade de já compor, foi mais fácil, pois aquela revolta que eu tinha na adolescência eu pude passar de uma forma mais explicita, mais real, com mais veracidade nas palavras, confesso que me senti aliviada por poder compartilhar o que eu sentia. Então saiu a primeira letra que foi “ Pai”
Umas das faixas do segundo CD do Relatos de Rua, um desabafo que eu sentia pela forma que eu vivia com meu pai. Naquela época de revolta que passei na minha vida.

5- conte-nos um pouco do processo de criação da música “saudades”..



Quando perdi minha vó foi um impacto muito grande na minha vida, ela era meu esteio, minha fortaleza. Passei uma parte da minha vida achando que eu era a dona da razão, não valorizei como deveria o bem mais precioso da nossa vida que é a família, e na verdade nunca passou pela minha cabeça que eu a perderia de uma hora pra outra, na verdade as vezes me passava pela cabeça e eu pensava como ficaria se isso acontecesse então logo resistia e deixava quieto. Ela sabia o quanto eu a amava, tinha minha forma de demonstrar, mesmo que fosse de uma forma mais bruta, mais resistente, mais ela sabia.
Eu não tive a oportunidade de dizer nos últimos momentos naquele hospital o quanto eu a amo, e que eu faria tudo por ela novamente, faria tudo pra ter somente uma chance de dizer o quão grande é o meu amor por ela. No dia do enterro, eu prometi ao lado do caixão que eu faria uma musica pra ela. Que em casa verso eu iria dizer o que sentia, que eu iria agradecer, me desculpar, e falar dos nossos momentos juntas. Foi difícil começar casa linha, porque a cada palavra eu chorava demais. Tive que deixar um tempo parada a letra porque não conseguir escrever muita coisa, algo faltava, e depois de um tempo sem entender o porquê da perda foi que a letra foi saindo, tive que perde-la pra entender que o bem mais precioso é a família, o amor entre nós daí por diante as coisa mudaram em casa, hoje vivemos melhor, mais unidos.
Queria que a música fosse passada de forma real e intensa, que alguém quando as pessoas escutassem, pudessem se identificar com alguma estrofe, com algo da música, eu queria que as pessoas sentissem a música, que as tocassem sentimentalmente.
Planejei um beat triste mais uma pegada forte e mais atual, então desenvolvi junto com dos beatmaker do relatos de rua , o Garrote da Sanatorium Music,  a produção do beat fizemos juntos, e a mixagem e masterização ficou por conta do garrote.
Fiquei super feliz com a produção musical, ficou do jeitinho que eu imaginei e tenho plena certeza que minha vó onde estiver a ouviu pois eu fiz de todo meu coração e amor a ela.

6- Quais os planos pra 2017?







Bom musicalmente é terminar o 3° CD do relatos de rua junto com meu mano Jomar e Dj Rogério, lançar os clips do relatos que estamos terminando de fazer esses projetos, me aperfeiçoar musicalmente estudando um pouco mais, fazer alguns projetos solos (Feats) com outros Rappers do Brasil em especial da Região Norte e Nordeste, tenho um outro projeto de um EP mais na linha MPB com canções autorais que quero ver se lanço esse ano de 2017, e continuar na música passando e fazendo o meu melhor.

7- Voltando a falar sobre seu single (ou faixa avulsa), conte nos como se sentiu depois de gravar uma música com o conteúdo tão sentimental como a faixa “saudades” e se você pensa em lançar algum clipe dela.

“Saudades” é uma música muito importante na minha vida, fala um pouco da minha convivência com a minha vó, mulher que me criou, me deu educação e sempre se esforçou pra dar o melhor para mim”. Eu quis passar no som o sentimento verdadeiro, e eu queria que fosse uma música que realmente tocasse a quem escutasse, que fosse íntima com qualquer pessoa que passou pela mesma situação que eu, ter perdido alguém muito especial na vida, e que não teve uma oportunidade de despedida, e que não aproveitou devidamente os verdadeiros momentos, por questão de “tempo”. O tempo está sempre nos fazendo grandes perdas em nossas vidas, ele é o grande vilão e obstáculo para nossos questionamentos de “não termos tempo pra isso”, “pra aquilo’, “perdi o tempo”, “não deu tempo”, “não cheguei a tempo”, “tô sem tempo” “meu tempo é curto” entra outras objeções que já faço de tudo pra que não aconteça mais”.
Cada linha, cada estrofe, foi feita com lágrimas, com sentimento e a produção também teria que ter e passar esse sentimento. Tudo foi produzido com carinho, notas, melodia, instrumentos, bateria tudo...e cada dia de produção junto com meu parceiro Garrote da SAnatorium Rap Music foi super produtivo.
Quando o som ficou pronto já masterizado e mixado foi de arrepiar, confesso que caíram algumas lágrimas e nesse momento eu senti que minha vó amou o som, e que eu fiz a coisa certa. O som foi super elogiado, e ele quebrou barreiras mais uma vez, porque ele pode atingir um público diferente da nossa realidade, pessoas na faixa de 35 à 50 anos adoraram a música e sabemos que esse público é meio difícil de conquistar com o estilo do rap. Fiquei super feliz pro produzir mais um som de qualidade, a ideia do clipe já está em andamento e após o lançamento de “Clamor” e “Lado B” que são projetos de vídeos já em termino iremos lançar o clipe de Saudades.

8-Qual a sua visão da centralização da indústria do Rap nos eixos RJ e SP?




Cara, foi aí que começou todo esse bang, e sabemos que existem grandes rappers nesse trecho, quem não pensa em ser um grande rapper famoso no Brasil? Conosco não é diferente, porém hoje acredito que essa expansão deve e um dia vai acontecer, se não for comigo, ou o relatos, vai ser um rapper da região norte, eu torço por todos, cada um faz seu corre, temos rappers feras aqui no norte, nós do norte conhecemos muitos rappers do sul, porém pergunte a eles se eles pesquisam sobre nós? E isso faz com que o nortista já se distancie um pouco das grandes estrelas sulistas e prefiram apostar em nosso povo, de um tempo pra cá eu tenho escutado mais rap norte e nordeste do que os cara do sul, claro, acompanho as noticias, os lançamentos mais a minha playlist mudou, eu quero conhecer os nossos, aqueles que lutam pelos mesmos objetivos que eu, que meu grupo. Nós do norte temos uma realidade totalmente diferente dos sulistas, nós do norte ainda queremos chamar atenção do ouvinte falando o verdadeiro rap, mostrando a exclusão social, o abandono das periferias, pontes, baixadas, quebradas, falar de politicagem, falar da Amazônia,  falar do cotidiano vivido na vida do nortista, acho que ainda batemos forte nessa tecla de falar de questões de áreas de vulnerabilidade social, claro, cada faz seu estilo mais a maioria ainda quer mostrar esse cotidiano. O rapper nortista vive a sua vida, não vivemos em” picuinhas” como a grande maioria anda fazendo no sul do país, aqui é tudo mais dificultoso, pois se no sul o rap ainda é visto como algo marginalizado, você imagina agora aqui no norte, rsrsrs se não for nós acreditarmos em nós mesmo tá difícil de achar quem acredite, aqui o corre é “Nois pur Nois” fazer beat, gravar, produzir, hoje com a internet está mais fácil você aprender essas atividades e executar sozinho ou montar uma banca que cada um faça um pouco, mais imagina ai a 10 anos atrás, internet era algo pra rico, computador só os playboys que tinha nas casas, aí pra conseguir um beat era igual achar ouro mano, mó dificuldade, se tinha que se apadrinhar com alguém que já manjava das paradas e pedir beat, “pow mano arruma um beat ai pra nós” e você ainda tinha que produzia algo em cima daquela “base”, rsrsrs não era fácil não. Hoje temos mais liberdade pra produção com programas especializados nessa linha, e quem já manja um pouco de música tem mais facilidade pra fazer os corres. Mais não pensa você que tá fácil tem que ter real titio, porque ninguém dá nada de graça pra ninguém. Hoje temos duas gravadoras fodas no ramo do rap aqui no Amapá que é a “nois pur nois rec do parceiro Ramom , conhecido como RJ, que é um percussor do rap amapaense, tomando conta  do blog repeiros do norte, site do Amapá Rap, tem um canal no youtube que apresenta os rappers da região norte, falando as tendências musicais nortista e realizando um trabalho de expansão do rap nortista, e a Sanatorium Rap Music do meu parceiro Garrote, que é também MC do Grupo Função Real, hoje dois grandes beatmakers que saíram do convencional e investiram em fazer RAP.
Ainda somos taxados pelos sulistas como fracos, como índios, como caipiras, esse preconceito com o rap norte nordeste existe e não podemos deixar de citar que eles ainda pensam que são as grandes estrelas do rap nacional, questionam nosso flow, questionam nossa musicalidade, eles não entendem que talvez a essência  do rap ainda prevaleça aqui no eixo norte nordeste e nós vemos como forma diferente, ousamos em colocar instrumentos musicais indígenas, palavreados nortistas, algo da nossa cultura, pois no rap você tem a capacidade de expandir e falar de qualquer coisa, isso soa pra eles como algo inútil , nos nortistas somos muitos regionalizados pela questão de diferença de classe social de região, queremos passar um pouco do que acontece pelo norte.
Temos músicos fodas aqui no norte, temos Igor Muniz, Vitor Xamã do Qua$imorto, Máfia nortista, Função Real, Augusto MC, De Deus, Pelé MC, Jander Manauara, relatos de Rua Nata VL Diamante FK entre outros, mas tenho  plena certeza que logo , logo estará ai um rapper do norte estourado no Brasil, em breve. E deixo aqui pra você que quer conhecer um pouco do que rola na cena nortista o canal no youtube repeiros do norte, lá você pode acompanhar o que tá rolando.

9- Percebemos que você no seu estilo de som que você soube mesclar entre técnicas de escrita e flow, mas falando separadamente, o que a Cleide gosta mais de explorar na hora de escrita? Contar uma boa história claramente ou abusar do flow?

Hoje não vejo o rap somente como rap, hoje vejo como música, e na música não se tem limites, uma boa historia não tem que ser somente contada através de um rap, tem que ser sentida na música, nas notas, na harmonia, passar um flow para aquela música, cada música exige um flow uma pegada diferente, cada música tem que ser passada de forma que aquela letra fala, para que seja realmente sentida e envolva , que você viaje com ela. Então é tudo um conjunto, uma união dos dois, não é porque é um rap que você não tem que investir em musicalidade, pelo contrário, aí que tem que ser investido mesmo, aquele rap compassado e falado é coisa do passado mano, rsrsrs  tem que acompanhar a evolução que acontece assim ó, em um piscar de dedos, e se você não ousar ou fizer algo diferente, você fica na mesmice, pra alcançar bons resultados que que ousar e fazer algo diferente, é um risco mais pode dar certo. Tem que estudar mais música, aprender um instrumento saca ?, ter mais musicalidade faz você expandir as ideias e ousar, investir mesmo, quando a gente se considera músico, qualquer investimento no ramo é conhecimento e conhecimento ninguém tira da gente, só engrandece, te faz abusar mais na música e quebrar as barreiras do limite.

10- Deixe a todos que acompanha a emblema um recado.

Vivam com intensidade, vivam os momentos, ser rico é ter uma família, é ter uma casa, é ter alguém que te espere e te abrace , quebrem a barreira do “tempo”, e aproveite o pouco do tempo que você tem com sua família, seus amigos, seu cachorro, com as pessoas que você considere que mereçam esse “tempo” porque o “tempo” passa, as pessoas mudam, a gente vai cansando, e se tem alguma coisa que não volta é ele o “tempo”. Sorria mais, ame mais, ajude mais, mais empatia, mais humanidade, mais gestos solidários . E aos músicos, façam músicas com amor, não importa o estilo, faça sempre o seu melhor sem pensar em retorno, a música vai aonde você menos espera e o Rap tem um poder muito grande de mudança, de resgate, de incentivo, o mic é uma arma na nossa mão e temos que saber usa-la de forma corretamente para atingir o receptor. Façam música com seriedade e ela lhe trará resultados impressionantes, tantos sentimentais como também lhe dará um retorno financeiro. Deixo também mais uma vez o blog e canal do youtube Repeiros do Norte, como direção para quem queira conhecer o cenário do rap nortista, e quem quiser conhecer um pouco no meu trabalho não somente solo mais também com o grupo do qual faço parte que é o Relatos de Rua, o endereço da nossa página no facebook pra está conferindo as novidade no grupo, www.facebook.com/relatosderua força sempre e sucesso a todos na caminhada.
Agradecimentos: Agradecer a Deus por tudo ,  a  Selo Emblema por acreditar no Rap e apoiar o Rap Feminino, pela ousadia de não se limitar somente em um eixo do Brasil e procurar rappers compromissadas(os) com o que fazem, e poder transmitir essas matérias a nível nacional, mostrando que existem uma diversidade de Rap Feminino em todo Brasil.
Parabéns a toda equipe da Emblema, obrigada pela paciência. Forte abraço a todos que disponibilizaram um pouquinho do seu “tempo” para lerem e a  matéria.
Cleide RDR cabocla Tucuju!

Contatos:
Ouça no Youtube a música “saudades”

Página do facebook:
Twitter & Instagram
@relatosderua
Canal Youtube:
Relatos de rua
Baixe Nosso Som no:





COMPARTILHAR:

+1

3 Responses to " Emblema Entrevista : Cleide RDR - AMAPÁ + 1000 Postagens no Blog! "

  1. Gratidão por tudo!!!
    É de suma importância para o Rap Amapaense essa matéria linda.

    #RapAmapaense

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Querida, representa muito a cultura, é um incentivo muito grande pra mim, máximo respeito ao Relato e seus integrantes, parabéns mesmo, é nós na caminhada.

    Ps: Que iniciativa linda, meus parabéns ao blog, ainda viram muitas coisas, paz.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado parceiro! conheça nossos projetos aqui no EMblema
    temos entrevistas diversas! qualquer coisa so mandar um e mail ! souemblema@hotmail.com

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores