O que falar de um dos maiores compositores e interpretes do Brasil?Antes de mais nada o Nordestino Waldick vivia em Caetité , pequena cidade baiana e depois foi morar em São Paulo .. conhecido por diversos sucessos que até hoje emocionam..Segue uma breve biografia do artista:
Intitulado "Eu não sou cachorro, não - Música popular cafona e ditadura militar" (Rio de Janeiro, Record, 2005), a obra traz, já em seu título, uma referência a este cantor e sua música de maior sucesso. Ali o autor contesta, de forma veemente, o papel de adesista ao regime de exceção implantado a ferro e fogo no Brasil pelos militares, por parte dos músicos "bregas". Waldick, segundo ele, é um dos exemplos, tendo sua música "Tortura de Amor" censurada em 1974, quando foi por ele reeditada. Apesar de ser uma composição de 1962, o regime não tolerava que se falasse a palavra "tortura"...
A revista "Nossa História", de dezembro de 2005, refere-se ao cantor como "o mais folclórico dos cafonas" (ano 3, nº26, ed. Vera Cruz).
Num dos programas do apresentador Jô Soares, o músico Ubirajara Penacho dos Reis - Bira - declarou que nos anos 60 tocava apenas os sucessos de Waldick.
Na sua cidade natal, Waldick sempre foi tratado com certo menosprezo. Aristocrática, Caetité mantinha apenas nas camadas mais populares uma fiel admiração. Ali teve dois de seus filhos, gêmeos, de forma quase despercebida, em 1966. Em meados da década de 90, porém, a cidade teve num político o resgate do filho ilustre. O vereador Edilson Batista protagonizou uma grande homenagem, que nomeou uma das principais avenidas com o nome de Waldick. Pouco tempo depois, o SBT realizava ali um documentário, encenado por moradores locais, retratando a juventude de Waldick, sua paixão pela professora Zilmar Moura, a mudança para o sul.
Sílvio Santos aliás, protagonizou com Waldick uma das mais inusitadas cenas da televisão brasileira: no abraço que deram, foram perdendo o equilíbrio até ambos caírem, abraçados, no chão. Ali, então, simularam um affair, provocando hilaridade.
Por tudo isto, Waldick Soriano faz-se símbolo, no Brasil inteiro, de um estilo, de uma classe social, e da sua manifestação cultural, pulsante e criativa.
- É claro que uma pequena biografia não retrata ao menos 20% da tragetória de um dos maiores artistas Brasileiros, então, escutem , pesquisem e tirem suas proprias conclusões .
-Segue uma das canções mais famosas em um ritmo de seresta (brega) que concerteza marcou a vida de muitos dos nossos avós e bisavós tatara.. rsrsrs e por aí vai, eeii brasilzãooo cheio de história!
Compositor: Waldick Soriano
Hoje que a noite está calma
E que minh'alma esperava por ti
Apareceste afinal
Torturando este ser que te adora
E que minh'alma esperava por ti
Apareceste afinal
Torturando este ser que te adora
Volta
Fica comigo só mais uma noite
Quero viver junto a ti
Volta, meu amor
Fica comigo, não me desprezes
A noite é nossa
O meu amor pertence a ti
Fica comigo só mais uma noite
Quero viver junto a ti
Volta, meu amor
Fica comigo, não me desprezes
A noite é nossa
O meu amor pertence a ti
Hoje eu quero paz
Quero ternura em nossas vidas
Quero viver por toda a vida
Pensando em ti
Quero ternura em nossas vidas
Quero viver por toda a vida
Pensando em ti
Emblema na Cena!
0 Response to " #TemasqueSãoEmblemas - Waldick Soriano "
Postar um comentário