8 de Março - Nina Fideles (SP) , Camila Ribeiro (BA) Parte I de #ElaSãoEmblema

Pessoal, preparamos a partir de Hoje uma série de Matérias com Mulheres do meio cultural  , falando um pouco sobre suas respectivas profissões, vida pessoal, opiniões próprias(algumas muito fortes) de personalidade, arte e muito mais! 
o intuito dessa matéria é trazer algo positivo e válido  , que  tire do foco a violência , o abuso de poder e mostre de verdade o  quanto as mulheres fazem mover o mundo.

com muita honra nossa primeira entrevistada foi Nina Fideles , Esposa do Rapper Crônica Mendes

O que é Ser Jornalista e o que é Fazer o Jornalismo Correto no Brasil?
Olha, não saberia trabalhar com o conceito de ser correto ou não, mas sei do que escolhi pra mim e julgo isso o certo pra mim. O jornalista observa os fatos, apura, busca mais informações, checa, conversa, checa novamente (sempre) e consegue agregar todas essas coisas em algum material, seja impresso, para a TV ou rádio, etc. Todos esses olhares sobre os fatos, sobre as informações definem o resultado final. O que me separa de outros colegas talvez seja a visão de mundo, e isso é muita coisa, pois enxergando diferente, mudo tudo ao meu redor e mudo a mim mesmo. Eu acredito que o ser humano possa mudar o mundo, e isso começa com a forma que encaramos a nossa profissão. Pode ser jornalista, músico, enfermeiro, cabeleireiro, mecânico...
O que temos que valorizar sempre é a pluralidade de vozes, de visões. Infelizmente, por interesses políticos e econômicos, essa diversidade e respeito às opiniões não são respeitadas.

o que tem por trás dos bastidores de Crônica Mendes? como é seu trabalho de assessoria?

Tem muito amor envolvido, isso posso dizer. Tomei pra mim o sonho dele. E faço o que posso pra realizar este sonho. Hoje, não consigo fazer metade das coisas que gostaria envolvendo o trabalho dele, Crônica merece bem mais.

Voltando 100 anos  atrás, e trazendo para o Atual , as Mulheres obtiveram direitos mais do que merecidos , mas até hoje refletem coisas injustas em nossa sociedade, o que a Nina tem para falar pra essa geração de Mulheres(meninas) que estão sendo formada e serão adultas daqui a 20 anos?

Em todos os períodos da história da humanidade existiram mulheres que lutaram por direitos. Todos. As coisas avançam, mas o que vivemos hoje é um retrocesso global bruto. Um discurso machista ganha força e personagens são idolatrados por muitas pessoas. O senso crítico se perde. Conceitos de bem e mal se diluem. Momento difícil esse... Vou arriscar ainda dizer que não temos dimensão do que é isso.
Vejo essa geração com muita força, mas com um grande desafio pela frente. Este mundo global, digitalizado, tem muitos instrumentos que podem iludir, inclusive na luta. Muitas certezas podem ser, lá na frente, muitos equívocos. E eu tenho uma pequena mulher em casa, que tem em mim algumas de suas referências, busco errar menos por ela também. E o que não podemos perder é a empatia. Esse sentimento salva o mundo e a nós todos. Sejamos mais felizes ao ver outros felizes e bem.

O que é Ser Mulher moderna para a Nina? e você se considera uma?

Não me considero nada moderna. Pra falar a verdade, me considero uma pessoa antiga, mesmo quando era mais jovem, mas busco me atualizar... Não crio tantas resistências, mas tenho algumas dificuldades.

Cite mulheres importantes para você profissionalmente (de qualquer camada social ) e algumas que se tornaram  do meio da música,e qual trabalho dessas mulheres você gostaria de citar?

Vamos de música: Nina Simone, Mercedes Sosa, Maria Bethânia, Alicia Keys. Bem eclético...rs.

Se você fosse homem, o que diria a uma mulher? hehe!

Gostei! Vou dizer o que gostaria que todos homens dissessem: Te respeito e respeito suas escolhas. Fale, que eu vou ouvir. Diga não, que irei respeitar. Diga sim, estarei junto. Escolha



contato  : ninafideles@gmail.com








Nossa Segunda Entrevistada é a Camila Ribeiro, Esposa do Rapper Adriel Do Grupo Sangue Real 



O que é Ser Esposa de um dos Rappers mais polêmicos( para quem ainda não conhece, Sangue Real segue a Linha de Gangsta Rap)  do Estado da Bahia e do Brasil?
 Bom, é complicado e emocionante ao mesmo tempo, é uma grande jornada pois existe momentos felizes e que as vezes da vontade de desistir de tudo, mas o melhor disso tudo e o mais importante é saber do amor que ele tem pelo seu sonho, quando vejo o brilho no olhar dele quando abre a boca pra falar do rap. É saber que eu vou ter que dividir metade de seu amor com o rap, e não se importar porque sei que é por uma boa causa ... É ter orgulho de saber que ele luta por dias melhores...
Pra mim ser esposa dele é uma aventura pois nenhum dia será igual ao hoje ou há algum dia anterior.
Ser mulher de gangster não é fácil, levamos o preconceito no peito, também somos mal vistas pela sociedade pois, o conselho ideal é que não devíamos andar e principalmente casar com esses tipos de homens, mas são esses homens que lutam por um ideal e que tem uma visão bem diferente do que o mundo é na real.
E pra quem quiser saber, já sofri muito por causa desse preconceito da sociedade, pois todas as vezes que ele sai de casa eu tenho medo do que pode vir acontecer,  e o que tenho mas medo, por incrível que pareça é de ele se encontrar com a polícia, só porque minhas lembranças não são boas...   Me recordo de uma época no nosso casamento logo após do dia que foi lançado o Clipe do grupo  (Ataque Terrorista), ficamos privados, não podíamos saí de casa à noite, tínhamos medo de quando a polícia passava pela porta de casa, porque eu achava que iriam invadir e mata-lo na minha frente. Este clipe foi mal visto pelos policiais, presenciei a polícia colocar a arma no peito dele e manda ele canta uma parte da música, vi ele receber tapa na cara porque canta a realidade que nós negros e pobres das periferias vivemos.
Vejo lágrimas entre várias noites nos olhos dele porque perdeu um muleque para o crime, porque o nosso muleque que a gente viu crescer, que cantava com ele, e que já fomos professores dele em um projeto do bairro, morrer. 
Então não tem como você ser esposa de um rapper e não mudar todo seu caráter, sua foma de pensar, de modo geral.
E hoje eu tenho uma visão de vida extraordinária, e tudo isso graças ao meu marido e ao rap.
O que tem por trás dos bastidores de Sangue Real ? você participa do dia-a-dia do grupo?
 Bom sou produtora executiva e esposa de um deles, assim não tem como não conviver dia a dia com essa turma...
Vejo o grupo como uma família e como todas as outras é muto difícil conviver sem intrigas, mas é gostoso de está junto e lutar por uma mesma causa...
São mentes difíceis de lidar, sonhos com rumos diferentes mas que no fim quando se juntam são isso ai que vcs veêm...
Tem briga, discussões, muitas brincadeiras, amor e principalmente respeito...
Eu particularmente adoro está nas reuniões, gosto de trabalhar com eles e de participar desse sonho e me disponibilizo totalmente para ajudar!
Voltando 100 anos  atrás, e trazendo para o Atual , as Mulheres obtiveram direitos mais do que merecidos , mas até hoje refletem coisas injustas em nossa sociedade, o que a Camila tem para falar pra essa geração de Mulheres(meninas) que estão sendo formada e serão adultas daqui 20 ano?
O que tenho que dizer pra essas mulheres é nada a mais do que não se tenha escutado antes... que não desista de lutar pois é uma jornada longa, uma batalha difícil de vencer, mas já conquistamos muitas coisas, e ainda somos muito reprimidas... eu por exemplo além de ser mãe, esposa, nora, filha, produtora de uma banda, sou técnica de informática e infelizmente não sou reconhecida pelo meu trabalho porque sou mulher, muita gente não confia em entregar seu notebook a mim por julgar meu sexo e não a minha eficiência em meu trabalho, então é frustrante? É sim, muito. Mas não podemos desistir nunca, com força e determinação ainda chegaremos onde realmente exista igualdade...E são vocês meninas que se tornarão mulheres acredite na jornada e não desista dela, seja persistente porque é  sua vida e das suas gerações  que estão em jogo, fácil nunca foi e nem vai ser. Não estou dizendo que daqui a 20, 30 anos irá obter um sucesso total, pois ja passaram 100 anos e até hoje nós negros lutamos contra um preconceito e não vai ser diferente com nós mulheres. E é isso aí, levanta a cabeça e depois levanta a bandeira da luta...
O que é Ser Mulher moderna
para a Camila? e você se considera uma?
Mulher moderna pra mim é...
Ela tem que trabalhar e estudar muito, ter uma caixa de e-mails sempre lotada. Os pés devem ter calos e bolhas porque ela anda muito pra lá e pra cá com sapatos de salto, ela deve ser independente e fazer o que ela bem entende com o próprio salário: comprar uma bolsa cara, doar para um projeto social, fazer uma viagem sozinha, precisa dirigir bem e entender de imposto de renda. Sobre Cozinhar? Não precisa! Tem um certo charme em errar até no arroz. Não precisa ser sarada, porque não dá tempo de fazer tudo o que ela faz e ainda frequentar academia.  Ser mãe e ter capacidade de dividir todo seu tempo para se dedicar a seu filho... Mas acima de tudo, ela precisa ser segura de si e não se influenciar por ninguém, ser livre pra escolher o que quer ser.
Se me considero uma mulher moderna? Sim, mas ainda tenho um pouco da criação e costumes antigos, acho que já veio no sangue... kkkk
Cite mulheres importantes para você profissionalmente (de qualquer camada social ) e algumas que se tornaram  do meio da música,e qual trabalho dessas mulheres você gostaria de citar?

Vou citar uma mulher importante e exemplo pra mim que é minha sogra Edenia...
Acho que todos pensaram que seria minha mãe, mas hoje não... hoje vou citar minha sogra pois é  um exemplo de mulher, mãe, sogra, irmã, amiga e que tenho como maior exemplo, ela sabe do amor que​ tenho por ela e de como tenho sorte de ser nora dessa mulher forte e guerreira, que em meio a tantas lutas e dificuldades nunca desiste do que quer e que luta de cabeça erguida e que faz honra o nome mulher...
E na música tenho muito como exemplo, não à conheço pessoalmente, infelizmente, é a Carol do ( Realidade Cruel) e á Camila CDD, adoro o trabalho delas e acredito que estamos bem representadas.
E outras mulheres são Fátima Tadeo a produtora e esposa de Eduardo e Elaine Dias a esposa do Mano Brown e presidente da Boogie Naip, pois são bem parecidas comigo, pela profissão escolhida e por ser esposas de grandes rappers, os mais polêmicos do Brasil. DEUS NOS AJUDE..KKKKKK
Se você fosse homem, o que diria a uma mulher? rs
Se eu fosse homem diria pra acreditarmos na jornada sermos livres... Pra não desistirmos, que o fardo é pesado, mas no final, um dia tudo se acerta... que no fim das contas nós não somos nada do que o inconsciente coletivo espera de uma mulher. E o que é melhor, não queremos  ser.
Que fique claro, que nós não andaríamos para trás. Então vai ser essa a mentalidade, "andar para frente" . E minha voz masculina diria "Vocês já se abriram pra ganhar o mundo. Agora é o mundo tem que se virar pra ganhar a vocês de volta."
contato : camilaribeiro1533@gmail.com
COMPARTILHAR:

+1

3 Responses to " 8 de Março - Nina Fideles (SP) , Camila Ribeiro (BA) Parte I de #ElaSãoEmblema "

  1. Perfeita a materia. As duas entrevistas amei mesmo.
    Tive que voltar aqui pra comentar que valeu a pena parar tudo e ler essa matéria! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado minha amiga recordista de views aqui no Emblema ahahahaha

      Excluir
  2. Ótima iniciativa!!
    _Parabéns as duas;
    _Camila tem meu respeito.
    #Reni

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook:

Total de visualizações

Seguidores